Pular para o conteúdo principal

Uma vez Flamengo, sempre Flamengo

amigos cobraram uma postagem a respeito da derrota do Flamengo, na quarta-feira, para um América mexicano, que havia sido derrotado pelo Mengo, uma semana antes, na sua própria casa.

Naquele dia, tive um mal pressentimento - ao chegar ao trabalho, o ascensorista, que é rubro-negro fanático, me falou: - "aí, doutor, hoje tá garantido!". Aquilo não soou bem, senti um gosto ruim na boca e um cheiro esquisito no ar. Logo retruquei: "você sabe se isso já foi combinado com o time adversário?". Ele respondeu que não, e completei: - "se não foi combinado, nada está decidido.". Era o aviso de que eu precisava. Cancelei minha ida ao Maracanã, e sequer segui um dos mais prazerosos hábitos - assistir um jogo do Mengão com meu filho caçula, em um bar, em Copacabana.

Naquela fatídica noite, fiquei no escritório até às 22:30. Ao descer, fiquei sabendo que estava 2x0 para o América. Foi quando confirmei que o episódio da manhã foi, mesmo, uma antevisão do desastre. Com o vigia, um bom amigo botafoguense arrematei: - "esse jogo vai ser 3x0. O Fla exagerou na auto-confiança e não leva essa". Quando cheguei em casa, a derrota estava consumada.

No dia seguinte, ainda chateado, recebi um telefonema de um dos meus filhos avisando que havia repassado um email de um amigo, que também faz parte da grande nação flamenguista, onde, sem tentar explicar o inexplicável, preferia destacar as lições que se pode tirar das adversidades e propunha uma reflexão: "Embora isso não me sirva de consolo, não posso negar o efeito didático que certas derrotas podem ter sobre nossas vidas, apresentado lições que devem ser identificadas e aprendidas rapidamente sob pena de perdermos tempo demais debruçados sobre elas.". E arrematava: "Assim, despeço-me, ferido confesso, mas convicto de que certas derrotas de tão duras podem até ser suficientes para encerrar uma paixonite, mas nunca um grande e verdadeiro amor. Amor esse que no meu caso com o Flamengo, se renova a cada jogo, a cada Domingo, mesmo após a pior das derrotas, seja em um jogo amistoso em campo de várzea ou na decisão do Mundial de Clubes (ano que vem tem de novo), afinal, o meu maior prazer é vê-lo brilhar, seja na terra, seja no mar, pois uma vez Flamengo, Flamengo até morrer...".

Diante disso, falar o que? O amigo de meu filho disse tudo.

A propósito, começamos o Brasileirão com o pé direito. 3 x 1 nos reservas do Santos foi pouco. Cansamos de perder gols - espero que eles não façam falta adiante, e vamos passar os próximos dias como líderes isolados do campeonato. É isso aí, Mengão, saimos da Libertadores pela porta dos fundos, mas temos muito a fazer pela frente. O elenco é bom, a equipe está unida, o Caio parece um cara cauteloso e consciente. Temos tudo para fazer uma grande campanha. O negócio é trabalhar duro, com entrega e coração.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Com corona ou sem corona, dia 15, eu vou!

Em tempos de corona virus, pode parecer estranho, mas, fica mais importante ainda comparecer à manifestação do próximo dia 15. Contra as tentativas sórdidas de congressistas de alto coturno, jornalistas militantes e parte do judiciário, de usurpar poderes, prejudicar ações, e evitar que governe conforme o mandato que lhe concederam, é preciso demonstrar de forma cristalina que o presidente está, cada vez mais, com apoio popular, e que o desejo de que prossiga com as reformas do Estado, o combate à corrupção e à esquerda tacanha, gananciosa e cretina continua firme e forte. O sistema de governo é presidencialista, e isso já foi decidido há mais de 25 anos, quando se jogou uma montanha de dinheiro fora pra oficializar o que todo mundo sabia. É, portanto, intolerável que um presidente eleito, ainda que pairem dúvidas sobre a lisura do pleito, não consiga dar um passo sem que membros vetustos e caquéticos do STF não só opinem como trabalhem contra ele. Que a imprensa a tudo critiqu

Esposa de aluguel - quem quer?

Gaby Fontenelle, assistente de palco de Rodrigo Faro, no "Melhor do Brasil". No programa, Gaby encarna a personagem "Esposa de aluguel". Grande idéia! Quem não quer uma morena espetacular com essa fazendo todas as suas vontades?

Perda irreparável

Na terça-feira passada, 17, fui surpreendido com uma das piores notícias da minha vida - um dos amigos que mais gosto, um por quem tenho enorme admiração, um irmão que a vida me deu, havia deixado este mundo. A notícia não dava margem a dúvidas. Era um cartão, um convite para o velório e cremação no dia seguinte. Não tinha opção, a não ser tentar digerir aquela trágica informação. Confesso que nunca imaginei que esta cena pudesse acontecer. Nunca me vi  nesta situação, ainda mais em se tratando do Sylvio. A chei que  ele estaria aqui pra sempre. Que todos partiriam, inclusive eu, e ele aqui ficaria até  quando ele próprio resolvesse que chegar a hora de descansar. Ele era assim,  não convencional e suspeitei que, como sempre fez, resolveria também  essa questão. Hoje em dia, com a divisão ideológica vigente e as mudanças nos códigos  de conduta, poucos diriam dele: que cara maneiro! M esmo os que se surpreendiam ou não gostavam de algumas de suas facetas, contudo, tinham essa opinião.