Pular para o conteúdo principal

Os arrozeiros caíram na esparrela

A resposta à provocação dos índios resultou na prisão do líder dos arrozeiros, e prefeito de Paracaima (Ro), Paulo César Quartiero. Depois de ter suas terras invadidas e reagir a tiros, ele está sendo acusado de formação de quadrilha, tentativa de homicídio e outras coisas mais. Tudo que os "ongueiros", o Cimi, a Polícia Federal e o ministro Tarso Genro queriam para ter uma desculpa onde se apoiar e expulsar os fazendeiros da Reserva Raposa Serra do Sol.

Embora as disputas na área sejam antigas, a equivocada política de demarcação de reservas indígenas em terras contínuas, em área de fronteira, e a atitude burra e mesquinha do governo são os principais responsáveis pelo acirramento dos ânimos. A política contraria o bom senso, contrapõe-se à integração dos índios e põe em risco a soberania nacional. Isso é inegável. A tolerância com a presença de ONGs, beneficiárias de vultosas verbas governamentais e mais interessadas nas riquezas naturais da região, como o nióbio ali existente, do que na situação dos índios, é outro fator de desestabilização e símbolo maior da inapetência do governo Lula para resolver os conflitos de acordo com os interêsses do Brasil.

O problema é que, em sua esquizofrenia paranóide, o governo toma tudo como disputa política, e se acha no direito e na obrigação de ganhar todas as discussões. É como aquelas pessoas que tudo sabem, que com elas nada se pode questionar. A reserva Raposa Serra do Sol, em Roraima, foi criada no governo FHC. Em tese, acostumado a negar todo o passado, o governo nem deveria tomar partido tão intensamente, a ponto de nos fazer desconfiar das reais conveniências de tanto empenho. Se não o faz, é porque algo de podre pode estar por trás disso tudo. Não tenho dúvida que ignorar as sensatas vozes que se insurgem contra mais essa ação temerária, incluindo pareceres da Casa Militar e do Estado-Maior das Forças Armadas, representa não apenas uma ameaça à segurança de nossas fronteiras, mas à própria existência do Estado de Roraima.

Felizmente, o assunto está sob a apreciação do STF, e os magistrados não haverão de desconhecer que nada justifica conceder área tão vasta e estratégica ao controle de índios aculturados, que fazem uso de celular, filmadora, rádio-transmissores e muito que o mundo moderno oferece, além de estarem sujeitos à cobiça e à ação predatória de biopiratas, garimpeiros, narco-traficantes e guerrilheiros dos países vizinhos.

Já que a oposição e a parcela descontente da sociedade não conseguem, esperamos que o STF o obrigue a cumprir seus deveres constitucionais e dê um basta à leniência, à permissividade e à falta de autoridade que o presidente exibe, fazendo vista grossa às violações da lei e entregando de bandeja parte importante do território nacional ao "Deus dará".

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Com corona ou sem corona, dia 15, eu vou!

Em tempos de corona virus, pode parecer estranho, mas, fica mais importante ainda comparecer à manifestação do próximo dia 15. Contra as tentativas sórdidas de congressistas de alto coturno, jornalistas militantes e parte do judiciário, de usurpar poderes, prejudicar ações, e evitar que governe conforme o mandato que lhe concederam, é preciso demonstrar de forma cristalina que o presidente está, cada vez mais, com apoio popular, e que o desejo de que prossiga com as reformas do Estado, o combate à corrupção e à esquerda tacanha, gananciosa e cretina continua firme e forte. O sistema de governo é presidencialista, e isso já foi decidido há mais de 25 anos, quando se jogou uma montanha de dinheiro fora pra oficializar o que todo mundo sabia. É, portanto, intolerável que um presidente eleito, ainda que pairem dúvidas sobre a lisura do pleito, não consiga dar um passo sem que membros vetustos e caquéticos do STF não só opinem como trabalhem contra ele. Que a imprensa a tudo critiqu

Esposa de aluguel - quem quer?

Gaby Fontenelle, assistente de palco de Rodrigo Faro, no "Melhor do Brasil". No programa, Gaby encarna a personagem "Esposa de aluguel". Grande idéia! Quem não quer uma morena espetacular com essa fazendo todas as suas vontades?

Perda irreparável

Na terça-feira passada, 17, fui surpreendido com uma das piores notícias da minha vida - um dos amigos que mais gosto, um por quem tenho enorme admiração, um irmão que a vida me deu, havia deixado este mundo. A notícia não dava margem a dúvidas. Era um cartão, um convite para o velório e cremação no dia seguinte. Não tinha opção, a não ser tentar digerir aquela trágica informação. Confesso que nunca imaginei que esta cena pudesse acontecer. Nunca me vi  nesta situação, ainda mais em se tratando do Sylvio. A chei que  ele estaria aqui pra sempre. Que todos partiriam, inclusive eu, e ele aqui ficaria até  quando ele próprio resolvesse que chegar a hora de descansar. Ele era assim,  não convencional e suspeitei que, como sempre fez, resolveria também  essa questão. Hoje em dia, com a divisão ideológica vigente e as mudanças nos códigos  de conduta, poucos diriam dele: que cara maneiro! M esmo os que se surpreendiam ou não gostavam de algumas de suas facetas, contudo, tinham essa opinião.