Pular para o conteúdo principal

Para a minha mãe

Nosso primeiro elo com o mundo se faz através de uma outra pessoa. É ela que nos alimenta, aquece, acalma, acaricia, e nos protege de tudo que o mundo hostil que acabamos de conhecer oferece. A atenção constante, os cuidados, o desvelo, a vigilância, a diligência com que nos tratam nos fazem acreditar que vivemos no melhor lugar do universo.

Os nossos primeiros passos, ainda inseguros e vacilantes são amparados por ela, que nos conduz e se enche de alegria a cada façanha que conseguimos realizar. Talvez, por este motivo, na maioria das vezes, a primeira palavra que sai de nossas bocas é "mamãe". Não assim - mamãe -, mas "mamã", "mamá", "mã" e outras variações, todas alusivas à ela, voltadas praquela com quem mais nos conectamos na primavera da vida.

Nos anos seguintes, quando pouco ou nada sabemos, embora continue fazendo tudo para nos agradar e tornar mais simples e prático o nosso dia a dia, ela se transforma um pouco, aquela voz suave e doce mostra um lado sério e exigente, especialmente quando nos manda escovar os dentes, comer tudo, inclusive aquelas coisas verdes e com gosto de nada, tomar banho, desligar a TV (hoje o computador e o videogame), e, principalmente, não se sujar. Ela tem horror a sujeira. Esta etapa é de mútuo conhecimento e extremamente importante para os anos que virão. Ela nos orienta nas tarefas do cotidiano e ensina valores que ficam para toda a vida.

A adolescência é marcada por outras novidades: - ela se torna um pouco aborrecida, pensa diferente de nós, impõem horários, exige comportamento, dedicação aos estudos e cuidados com o espírito, o corpo e a saúde. Algumas vão ao paroxismo (correto) de nos castigar quando falhamos na escola, chegamos tarde ou respondemos de qualquer jeito. Nessa época, também, ouvimos diariamente diversos conselhos, avisos, e admoestações. Ela se preocupa, e muitas vezes chateia, mas sabe, como ninguém, a hora certa de nos fazer alçar vôos, que não imaginávamos ser capazes. Subliminar ou declaradamente, ela é cúmplice e mentora de nossas primeiras experiências, e defensora de nossas opiniões, embora cobre alinhamento com suas idéias e conceitos.

A fase seguinte é a da esperança, do incentivo, da vontade que nos afirmemos como seres humanos completos, com uma profissão, relacionamentos saudáveis e prósperos, e que saibamos arriscar sem comprometer o essencial - a vida, a família, o lar, o amor. Ela se esforça, se dedica e contribui para que realizemos nossas próprias conquistas, suportando os seus desafios e inseguranças, orgulhando-se de cada passo que damos em nossas carreiras e nossas vidas, privilegiando a nossa felicidade, muito antes mesmo do que a dela. Isso perdura um longo tempo, quando alcança uma outra etapa de sua própria existência, madura, experiente, consciente.

Com as marcas do tempo em seu rosto e corpo ela sabe que os erros que cometemos são da natureza humana, e mesmo nos criticando, sem concordar com algumas de nossas bobagens, está sempre disposta a dar uma palavra amiga e sensata, mostrar soluções e caminhos para lidar com nossas angústias (que um dia foram dela), auxiliar com nossas dificuldades e ajudar com os nossos rebentos, reiniciando um ciclo, que culmina em duas, três e às vezes mais gerações que reconhecem nela exemplos de conhecimento, perseverança, compreensão, carinho, e, principalmente, sensibilidade e sabedoria.

Assim são as mães - alegres, dedicadas, sensiveis, coerentes, ansiosas, desprendidas, amigas, companheiras, amorosas, exigentes, protetoras, inovadoras, carentes, nervosas, compreensivas, incitantes, curiosas, esforçadas, preocupadas, orgulhosas, e, sobretudo nossas maiores admiradoras. Como todo mundo, elas são humanas, também tem defeitos, como um dedo torto, ou uma unha encravada, mas disso não vou falar.

Embora este texto tenha a leve pretensão de ser apenas uma singela homenagem a todas as mães, quero dizer a você, Mãe, que representas para mim muito do que eu poderia desejar ser, um dia, na vida. Se alguma coisa boa realizei, a despeito de eventuais discordâncias, foi porque tive em quem me inspirar. Por tudo que fizeste, e continuas fazendo, por mim e meus irmãos, agradeço de todo o meu coração, e acima de tudo por teres me dado o melhor presente que eu poderia receber - o de ser teu filho. Espero que, da mesma forma que com nossos longêvos antepassados, possa conviver contigo ainda por um longo tempo, para poder continuar aprendendo com toda a tua pureza, longanimidade (essa é pra ver no dicionário, hehehe..), cultura, honradez e compaixão.

Um beijo carinhoso e Feliz Dia das Mães!

Comentários

Anônimo disse…
Meu filho muito amado,
Desde a primeira vez que li a mensagem tão carinhosa que me dedicaste, sinto uma emoção muito grande e te agradeço por tudo o que disseste.
Sempre te mostraste um filho que me proporcionou grandes alegrias e um orgulho (claro que no bom sentido) muito grande por todas as tuas realizações, pelo excelente aluno e excelente profissional que tens te demonstrado durante toda a tua trajetória.
Eu queria escrever palavras capazes de traduzir tudo o que sinto por ter um filho como tu e, também, por tantas coisas bonitas que me dedicaste na tua inesquecível e amada homenagem.
Meu filho amado, que tu sejas muito, mas muito feliz e consigas realizar todos os teus planos com o maior êxito.
Um beijo com muito carinho e todo o meu amor.
Tua mãe - Alda
Mãe,

Muito obrigado.
Você merece isso e muito mais.
Um beijo,

Paulo

Postagens mais visitadas deste blog

Com corona ou sem corona, dia 15, eu vou!

Em tempos de corona virus, pode parecer estranho, mas, fica mais importante ainda comparecer à manifestação do próximo dia 15. Contra as tentativas sórdidas de congressistas de alto coturno, jornalistas militantes e parte do judiciário, de usurpar poderes, prejudicar ações, e evitar que governe conforme o mandato que lhe concederam, é preciso demonstrar de forma cristalina que o presidente está, cada vez mais, com apoio popular, e que o desejo de que prossiga com as reformas do Estado, o combate à corrupção e à esquerda tacanha, gananciosa e cretina continua firme e forte. O sistema de governo é presidencialista, e isso já foi decidido há mais de 25 anos, quando se jogou uma montanha de dinheiro fora pra oficializar o que todo mundo sabia. É, portanto, intolerável que um presidente eleito, ainda que pairem dúvidas sobre a lisura do pleito, não consiga dar um passo sem que membros vetustos e caquéticos do STF não só opinem como trabalhem contra ele. Que a imprensa a tudo critiqu

Esposa de aluguel - quem quer?

Gaby Fontenelle, assistente de palco de Rodrigo Faro, no "Melhor do Brasil". No programa, Gaby encarna a personagem "Esposa de aluguel". Grande idéia! Quem não quer uma morena espetacular com essa fazendo todas as suas vontades?

Perda irreparável

Na terça-feira passada, 17, fui surpreendido com uma das piores notícias da minha vida - um dos amigos que mais gosto, um por quem tenho enorme admiração, um irmão que a vida me deu, havia deixado este mundo. A notícia não dava margem a dúvidas. Era um cartão, um convite para o velório e cremação no dia seguinte. Não tinha opção, a não ser tentar digerir aquela trágica informação. Confesso que nunca imaginei que esta cena pudesse acontecer. Nunca me vi  nesta situação, ainda mais em se tratando do Sylvio. A chei que  ele estaria aqui pra sempre. Que todos partiriam, inclusive eu, e ele aqui ficaria até  quando ele próprio resolvesse que chegar a hora de descansar. Ele era assim,  não convencional e suspeitei que, como sempre fez, resolveria também  essa questão. Hoje em dia, com a divisão ideológica vigente e as mudanças nos códigos  de conduta, poucos diriam dele: que cara maneiro! M esmo os que se surpreendiam ou não gostavam de algumas de suas facetas, contudo, tinham essa opinião.