Pular para o conteúdo principal

Turismo de aventura dentro da cidade

Os feriados e o fim de semana foram dedicados a traduzir três longos textos na área química, que além de render uns trocados, foram bons para lembrar os meus tempos de faculdade, onde a química foi uma das áreas que mais me despertava a atenção, e mais uma vez lamentar que um campo tão fascinante da ciência tenha sido apenas arranhado por mim.

Duas pausas nesse trabalho foram particularmente interessantes: a primeira, uma pescaria na Urca, na sexta-feira, com minha filha caçula, que foi um sucesso - pegamos 8 peixes! Pequenos, é verdade, mas o suficiente para nos divertirmos muito. Segundo ela, o nosso resultado nem foi tão bom: escaparam mais de 40!

Hoje, com a volta do sol, a intenção era levá-la à Lagoa, para andar num daqueles triciclos que se aluga a 12 reais a meia-hora, que adora, e, nos quais, nas palavras dela, "corre como uma louca" e se diverte às margens de um dos nossos mais lindos cartões postais.

Fomos à pé. De Copacabana até lá, pela Pompeu Loureiro, atravessando o Corte do Cantagalo, é muito perto e a caminhada de, no máximo, 30 minutos ajuda a queimar um pouco as gorduras localizadas, e as não localizadas também. Quando descemos a ladeira que conduz àquele cenário especial, tive uma idéia, mas preferi só revelar quando estávamos mais perto - uma visita ao Parque da Catacumba.

Embora reclamasse boa parte do tempo, ao final, ela teve que concordar que foi uma excelente escolha.

Apesar dos estragos deixados pelos temporais do começo do mes - havia enormes árvores tombadas, mostrando que também ali, a despeito de ser uma área preservada, a natureza agiu com fúria - o recém inaugurado circuito de turismo de aventura estava funcionando. Tem várias atrações: uma tirolesa com 75 metros, dois circuitos de arvorismo (um caminho suspenso sobre as árvores), parede de escalada e rapel. Os preços são um pouco salgados, mas, pra quem gosta, compensa.

O roteiro tem também uma caminhada de uns 25 minutos, dentro da mata, até o mirante do Urubu, onde foi instalado um deque, de onde se avista, além da Lagoa e dos prédios de ipanema e do Leblon, o morro Dois Irmãos, a Pedra da Gávea e o Cristo Redentor. Uma vista lindíssima, de perder o fôlego, compensadora do esforço para fumantes como eu, que o tiveram prejudicado com a subida, íngreme e, para mim, um pouco mais escorregadia do que imaginava, talvez causado pela chuva de sábado. Vale, contudo, cada centímetro. É nessas horas que vemos como esta cidade é, mesmo, maravilhosa.

Minha filha acabou gostando da aventura, e eu também. Há muito tempo não suava tanto, nem fazia um esforço físico que deixasse lembranças.

O circuito é mais que bem-vindo: o Parque da Catacumba andava meio abandonado e agora, com essa novidade tem tudo para ter todo o seu potencial explorado, em benefício dos cariocas, e do Rio.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Com corona ou sem corona, dia 15, eu vou!

Em tempos de corona virus, pode parecer estranho, mas, fica mais importante ainda comparecer à manifestação do próximo dia 15. Contra as tentativas sórdidas de congressistas de alto coturno, jornalistas militantes e parte do judiciário, de usurpar poderes, prejudicar ações, e evitar que governe conforme o mandato que lhe concederam, é preciso demonstrar de forma cristalina que o presidente está, cada vez mais, com apoio popular, e que o desejo de que prossiga com as reformas do Estado, o combate à corrupção e à esquerda tacanha, gananciosa e cretina continua firme e forte. O sistema de governo é presidencialista, e isso já foi decidido há mais de 25 anos, quando se jogou uma montanha de dinheiro fora pra oficializar o que todo mundo sabia. É, portanto, intolerável que um presidente eleito, ainda que pairem dúvidas sobre a lisura do pleito, não consiga dar um passo sem que membros vetustos e caquéticos do STF não só opinem como trabalhem contra ele. Que a imprensa a tudo critiqu

Esposa de aluguel - quem quer?

Gaby Fontenelle, assistente de palco de Rodrigo Faro, no "Melhor do Brasil". No programa, Gaby encarna a personagem "Esposa de aluguel". Grande idéia! Quem não quer uma morena espetacular com essa fazendo todas as suas vontades?

Perda irreparável

Na terça-feira passada, 17, fui surpreendido com uma das piores notícias da minha vida - um dos amigos que mais gosto, um por quem tenho enorme admiração, um irmão que a vida me deu, havia deixado este mundo. A notícia não dava margem a dúvidas. Era um cartão, um convite para o velório e cremação no dia seguinte. Não tinha opção, a não ser tentar digerir aquela trágica informação. Confesso que nunca imaginei que esta cena pudesse acontecer. Nunca me vi  nesta situação, ainda mais em se tratando do Sylvio. A chei que  ele estaria aqui pra sempre. Que todos partiriam, inclusive eu, e ele aqui ficaria até  quando ele próprio resolvesse que chegar a hora de descansar. Ele era assim,  não convencional e suspeitei que, como sempre fez, resolveria também  essa questão. Hoje em dia, com a divisão ideológica vigente e as mudanças nos códigos  de conduta, poucos diriam dele: que cara maneiro! M esmo os que se surpreendiam ou não gostavam de algumas de suas facetas, contudo, tinham essa opinião.