Pular para o conteúdo principal

Já ouviu falar de softphone? Em breve, você terá um.

Longe de querer ser didático, ou melhor, apenas para poder colocar as coisas em seu devido lugar, uma vez que muita gente tem um conceito errado sobre esse tipo de aplicação, e também por que hoje descobri um gadget que achei muito legal, antes de falar dele, vou dar uma breve explicação:

Um softphone é um programa que permite efetuar chamadas telefônicas pela internet usando um computador, em vez de um hardware dedicado. Em geral um softphone é projetado para se comportar como um telefone tradicional, algumas vezes aparecendo como uma imagem de um telefone, com um painel e botões com os quais o usuário pode interagir. Um softphone normalmente é usado com um fone de ouvido conectado a uma placa de som do PC, ou com um telefone USB (que são parecidos com telefones comuns, mas tem um conector USB, em vez de um RJ-11).

USBPhone

Uma aplicação típica de um softphone é fazer chamadas através de um provedor de serviço de telefonia pela internet - que oferece um serviço de dados pela internet para fazer chamadas telefônicas usando a tecnologia VoIP (voz sobre IP) - como SIP, net2Phone ou IAX, para outros softphones ou para telefones comuns.

É importante diferenciar sofphones de serviços baseados em softphones. Skype, Google Talk e Vonage são provedores de serviços de telefonia pela internet, que possuem seus próprios softphones, contudo, não são interoperáveis - não se pode fazer uma chamada direta entre eles.

Um softphone típico possui todos os recursos de telefone padrões (DND, mudo, DTMF, flash, espera, transferencia, etc.) e outros como presença, video, wideband audio, e muito mais.

Para fazer ligações pela internet você precisa:
- qualquer PC moderno com um microfone e um alto-falante, ou com um fone de ouvido, ou um USBphone;
- conectividade à Internet confiável, como DSL, Wi-Fi, cabo ou LAN. Um modem dial-up de 28,8 pode ser suficiente se você usar um codec que comprime a voz para esta banda.
- conta com um provedor de Internet ou de serviços de telefonia IP PBX

Então, como viram, não estou falando de nenhuma novidade. Quem não conhece Skype ou Google Talk? Quem não sabe o que se pode fazer com eles? O que achei sensacional é o tal V-Phone, da Vonage.

O V-Phone é um softphone e um memory stick USB combinados em um dispositivo único, da Vonage. É portátil - basta ligar o V-Phone à porta USB de qualquer PC Windows com ligação à Internet de banda larga e começar a fazer chamadas. Você pode levá-lo de casa para o escritório, usá-lo onde quer que viaje, e o detalhe é que o Talk Vonage é totalmente residente no V-Phone, de modo que nenhum software é carregado no PC. Ou seja, é como se você andasse no bolso com um telefone que "fala" VoIP. Com ele e um netBook, ou um notebook, mais uma internet móvel, se faz a festa.

O V-Phone vem com um headset de 2,5 milímetros estéreo com microfone integrado e fone de ouvido de espuma. Os cabos do fone de ouvido são de comprimentos diferentes. Isso ocorre por design, o cabo curto garante que o microfone é colocado próximo da boca, enquanto o cabo longo pode ser confortavelmente ajustado por trás do pescoço para facilidade de uso. É possível chamar o 911, selecionar código de área (DDD), fazer transferencia de chamada para, por exemplo, um celular, chamada em espera, retornar ligação, visualizar voice, chamada em conferencia, e várias outras operações, além, é claro, de usar o memory stick como tal. O PC nem precisa estar ligado, e nem precisa desligar o software, que faz isso sozinho quando o stick é removido.

Realmente, o maior barato! Espero que chegue logo por aqui.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Com corona ou sem corona, dia 15, eu vou!

Em tempos de corona virus, pode parecer estranho, mas, fica mais importante ainda comparecer à manifestação do próximo dia 15. Contra as tentativas sórdidas de congressistas de alto coturno, jornalistas militantes e parte do judiciário, de usurpar poderes, prejudicar ações, e evitar que governe conforme o mandato que lhe concederam, é preciso demonstrar de forma cristalina que o presidente está, cada vez mais, com apoio popular, e que o desejo de que prossiga com as reformas do Estado, o combate à corrupção e à esquerda tacanha, gananciosa e cretina continua firme e forte. O sistema de governo é presidencialista, e isso já foi decidido há mais de 25 anos, quando se jogou uma montanha de dinheiro fora pra oficializar o que todo mundo sabia. É, portanto, intolerável que um presidente eleito, ainda que pairem dúvidas sobre a lisura do pleito, não consiga dar um passo sem que membros vetustos e caquéticos do STF não só opinem como trabalhem contra ele. Que a imprensa a tudo critiqu

Esposa de aluguel - quem quer?

Gaby Fontenelle, assistente de palco de Rodrigo Faro, no "Melhor do Brasil". No programa, Gaby encarna a personagem "Esposa de aluguel". Grande idéia! Quem não quer uma morena espetacular com essa fazendo todas as suas vontades?

Perda irreparável

Na terça-feira passada, 17, fui surpreendido com uma das piores notícias da minha vida - um dos amigos que mais gosto, um por quem tenho enorme admiração, um irmão que a vida me deu, havia deixado este mundo. A notícia não dava margem a dúvidas. Era um cartão, um convite para o velório e cremação no dia seguinte. Não tinha opção, a não ser tentar digerir aquela trágica informação. Confesso que nunca imaginei que esta cena pudesse acontecer. Nunca me vi  nesta situação, ainda mais em se tratando do Sylvio. A chei que  ele estaria aqui pra sempre. Que todos partiriam, inclusive eu, e ele aqui ficaria até  quando ele próprio resolvesse que chegar a hora de descansar. Ele era assim,  não convencional e suspeitei que, como sempre fez, resolveria também  essa questão. Hoje em dia, com a divisão ideológica vigente e as mudanças nos códigos  de conduta, poucos diriam dele: que cara maneiro! M esmo os que se surpreendiam ou não gostavam de algumas de suas facetas, contudo, tinham essa opinião.