Pular para o conteúdo principal

Tragédia anunciada

O Rio de Janeiro está localizado em uma região onde predomina o clima tropical semi-úmido, com chuvas abundantes no verão, e no outono, temperatura média de 25ºC, e precipitação pluviométrica anual em torno de 1300 milímetros anuais. Isso todo mundo sabe - está nos livros, guias turísticos e até na wikipedia. É do conhecimento geral, também, que o final de março e começo de abril é uma época de muita chuva, às vezes, muito fortes, e que a cidade não está preparada para elas.

Estimativas preliminares dão conta que choveu hoje na região metropolitana, incluindo Niterói e São Gonçalo, cerca de 350 milímetros, algo que daria para encher 300.000 piscinas olímpicas, onde cabem cerca de 2,5 milhões de litros d'água, cada. Os números são inimagináveis. A meteorologia previu chuva forte para o período entre segunda e quinta-feira desta semana e o temor que uma nova catástrofe como a desta noite se repita, é grande. Tudo, portanto, mais ou menos, dentro do que se espera para este período.

À primeira vista, acompanhando o raciocínio de Lula, que aqui esteve pela manhã, não haveria o que fazer. Não é bem assim. Desde que me entendo por gente, o Rio sofre com as chuvas e enchentes. Os moradores da Praça da Bandeira, por exemplo, enfrentam este problema mesmo quando a chuva é fraca. Os locais frequentemente alagados são conhecidos. As soluções existem, o problema é a incúria, a inapetência, a imprevidência das administrações, em todas as esferas, que nada fazem para implementá-las.

É verdade que a população descarta lixo em demasia pelas ruas - 2/5 do lixo carioca vem das ruas -, fruto da falta de educação e fiscalização, contudo, é igualmente real que a coleta é deficiente, os bueiros estão sempre entupidos, a manutenção das galerias pluviais e esgotos é insuficiente, o planejamento urbano se não é inexistente, não se materializa em obras capazes de conter as inevitáveis intempéries com as quais a cidade precisa conviver.

Somente a indiferença, incúria e irresponsabilidade dos governantes justifica a falta de prioridade no estabelecimento e execução de ações que visem resolver as questões de infraestrutura, minimização de áreas de risco, prevenção e redução das conseqüencias de explosões das forças da natureza, que de vez em quando se exarcerbam, causando desastres como o de hoje.

A realidade perversa é que dinheiro existe. O problema é que ele vai para onde o governante de ocasião determina, em geral, na direção que dá mais visibilidade ao próprio. O orçamento é, normalmente, uma peça de ficção, que além de não ter os valores respeitados, não é obedecido. E nada acontece com os que comandam esses desvios e desmandos.

O prefeito Eduardo Paes e o governador Sérgio Cabral demonstram incapacidade total para lidar com essas dificuldades, e já receberam de Lula a dispensa de suas obrigações: "contra intempéries como essa, não há o que fazer", o que é uma vergonha!

O número de mortos se aproxima de 100, no estado. A chuva está voltando, e o caos em que estamos, literalmente, mergulhados, continua. Já que teremos que aturar o alcaide por mais dois anos, espero que o dia de hoje seja lembrado em outubro, ao preencher a cédula para governador.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Com corona ou sem corona, dia 15, eu vou!

Em tempos de corona virus, pode parecer estranho, mas, fica mais importante ainda comparecer à manifestação do próximo dia 15. Contra as tentativas sórdidas de congressistas de alto coturno, jornalistas militantes e parte do judiciário, de usurpar poderes, prejudicar ações, e evitar que governe conforme o mandato que lhe concederam, é preciso demonstrar de forma cristalina que o presidente está, cada vez mais, com apoio popular, e que o desejo de que prossiga com as reformas do Estado, o combate à corrupção e à esquerda tacanha, gananciosa e cretina continua firme e forte. O sistema de governo é presidencialista, e isso já foi decidido há mais de 25 anos, quando se jogou uma montanha de dinheiro fora pra oficializar o que todo mundo sabia. É, portanto, intolerável que um presidente eleito, ainda que pairem dúvidas sobre a lisura do pleito, não consiga dar um passo sem que membros vetustos e caquéticos do STF não só opinem como trabalhem contra ele. Que a imprensa a tudo critiqu

Esposa de aluguel - quem quer?

Gaby Fontenelle, assistente de palco de Rodrigo Faro, no "Melhor do Brasil". No programa, Gaby encarna a personagem "Esposa de aluguel". Grande idéia! Quem não quer uma morena espetacular com essa fazendo todas as suas vontades?

Perda irreparável

Na terça-feira passada, 17, fui surpreendido com uma das piores notícias da minha vida - um dos amigos que mais gosto, um por quem tenho enorme admiração, um irmão que a vida me deu, havia deixado este mundo. A notícia não dava margem a dúvidas. Era um cartão, um convite para o velório e cremação no dia seguinte. Não tinha opção, a não ser tentar digerir aquela trágica informação. Confesso que nunca imaginei que esta cena pudesse acontecer. Nunca me vi  nesta situação, ainda mais em se tratando do Sylvio. A chei que  ele estaria aqui pra sempre. Que todos partiriam, inclusive eu, e ele aqui ficaria até  quando ele próprio resolvesse que chegar a hora de descansar. Ele era assim,  não convencional e suspeitei que, como sempre fez, resolveria também  essa questão. Hoje em dia, com a divisão ideológica vigente e as mudanças nos códigos  de conduta, poucos diriam dele: que cara maneiro! M esmo os que se surpreendiam ou não gostavam de algumas de suas facetas, contudo, tinham essa opinião.