Pular para o conteúdo principal

Incompetência e despreparo geral

O Brasil é o país do improviso. Enquanto em outros lugares a prevenção de desastres e eventos catastróficos é uma das principais preocupações do estado, aqui só sabemos "apagar incêndio", e mal.

Esta manhã, tivemos uma demonstração cabal desta tese. Depois de perceber que a área onde ocorreu o deslizamento em Nitéroi fora um lixão, o secretário de Saúde, Sergio Cortes, mandou recuar as equipes e, prudentemente, suspender o trabalho manual. Pela manhã, somente retroescavadeiras e equipamentos pesados retiravam os escombros. Até aí, tudo bem. O que vem a seguir é que é assustador: - em entrevista à Rede Globo, bem cedo - pasmem - em vez de anunciar que o plano de emergência que endereça tais situações estaria em marcha, o secretário declarou que aguardava a secretária do meio ambiente, para que fosse feita uma reunião e, do alto de seus vastos conhecimentos e experiência ela dissesse como deveriam as equipes dar sequencia ao trabalho. Até sair de casa, às 8:30, permanecia a espera pela secretária. Pelo amor de Deus! Que absurdo é este? Fiquei nauseado, enojado. A Defesa Civil, os bombeiros, as equipes de resgate, todo um aparato aguardava a palavra de uma única pessoa, para poder iniciar o trabalho? Não existe nada previsto para estes casos, nada foi pensado, nenhum procedimento está estabelecido.

A sessão de horrores não tinha acabado, ainda veria o secretário de Obras de Niterói, falando sobre o que estaria sendo feito para a retirada das 320 famílias, que segundo o prefeito da cidade, ainda estariam em área de risco. O sujeito tergiversou, enrolou, gaguejou e não disse que ações estariam em curso para atender a essas pessoas, muito menos, o que pensa fazer para identificar outros locais como o Jardim Viçoso, local da tragédia desta noite. Pra completar, fez propaganda para Lula e Cabral, mencionando que a solução é o programa "Minha casa, minha vida", ou seja lá o nome que mais essa safadeza tenha.

A situação chega a ser surreal. A constatação é simples - o estado, o município, as forças que pagamos para nos proteger e ajudar em situações emergenciais são totalmente incapazes e inoperantes. O despreparado é geral, permeia toda a cadeia de comando, do governador ao soldado.

A cobertura televisa das Organizações Globo é informativa - e não opinativa, o que é lamentável. É aquela história - somos apenas os mensageiros. Acontece que isso prejudica o espectador, que fica apenas com o que é dito pelas "autoridades", sem um contraponto crítico de suas ações e palavras. Nenhum comentário, nada. O cidadão fica apenas assistindo ao que é reportado, e ouve as asneiras que os representantes oficiais vomitam. Os únicos que falam alguma coisa são o Alexandre Garcia, e às vezes, o Bonner, assim mesmo, com pouca contundência. Os demais canais de TV aberta (que atinge a massa) são um pouco mais incisivos, principalmente a Band, mas falta muito para que se tenha um jornalismo verdadeiramente crítico e questionador. Nossos governantes são uma vergonha, e é preciso que esta mensagem alcance a todos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Com corona ou sem corona, dia 15, eu vou!

Em tempos de corona virus, pode parecer estranho, mas, fica mais importante ainda comparecer à manifestação do próximo dia 15. Contra as tentativas sórdidas de congressistas de alto coturno, jornalistas militantes e parte do judiciário, de usurpar poderes, prejudicar ações, e evitar que governe conforme o mandato que lhe concederam, é preciso demonstrar de forma cristalina que o presidente está, cada vez mais, com apoio popular, e que o desejo de que prossiga com as reformas do Estado, o combate à corrupção e à esquerda tacanha, gananciosa e cretina continua firme e forte. O sistema de governo é presidencialista, e isso já foi decidido há mais de 25 anos, quando se jogou uma montanha de dinheiro fora pra oficializar o que todo mundo sabia. É, portanto, intolerável que um presidente eleito, ainda que pairem dúvidas sobre a lisura do pleito, não consiga dar um passo sem que membros vetustos e caquéticos do STF não só opinem como trabalhem contra ele. Que a imprensa a tudo critiqu

Esposa de aluguel - quem quer?

Gaby Fontenelle, assistente de palco de Rodrigo Faro, no "Melhor do Brasil". No programa, Gaby encarna a personagem "Esposa de aluguel". Grande idéia! Quem não quer uma morena espetacular com essa fazendo todas as suas vontades?

Perda irreparável

Na terça-feira passada, 17, fui surpreendido com uma das piores notícias da minha vida - um dos amigos que mais gosto, um por quem tenho enorme admiração, um irmão que a vida me deu, havia deixado este mundo. A notícia não dava margem a dúvidas. Era um cartão, um convite para o velório e cremação no dia seguinte. Não tinha opção, a não ser tentar digerir aquela trágica informação. Confesso que nunca imaginei que esta cena pudesse acontecer. Nunca me vi  nesta situação, ainda mais em se tratando do Sylvio. A chei que  ele estaria aqui pra sempre. Que todos partiriam, inclusive eu, e ele aqui ficaria até  quando ele próprio resolvesse que chegar a hora de descansar. Ele era assim,  não convencional e suspeitei que, como sempre fez, resolveria também  essa questão. Hoje em dia, com a divisão ideológica vigente e as mudanças nos códigos  de conduta, poucos diriam dele: que cara maneiro! M esmo os que se surpreendiam ou não gostavam de algumas de suas facetas, contudo, tinham essa opinião.