
No entanto, felizmente, as perdas humanas, por causa da existência de um eficiente sistema de prevenção de catástrofes, treinamento da população e das equipes de socorro, serão apenas uma fração do que poderiam ser, se tais medidas e recursos não estivessem disponíveis, e as pessoas não soubessem o que fazer diante de uma ocorrência desse tipo.
A pequena cidade de Natori (foto), também na província de Myiagi, não teve a mesma sorte. Supõe-se que dos 17000 habitantes, um número não confirmado de cerca de 9500 estão desaparecidos, o que mostra que nem tudo é perfeito e que as facilidades e os recursos não chegam a todos os lugares. As notícias são de que as equipes de resgate estão trabalhando incansavelmente por lá, em busca de sobreviventes e corpos, ainda com pequenos resultados por causa da imensa devastação e grandeza dos destroços.
O que fica para nós, em meio a toda a tragédia é um exemplo de preparação, organização, disciplina e mobilização após o evento. O maior problema agora é fazer chegar comida e água às pessoas e recuperar a infra-estrutura, completamente destruida, e minimizar o sofrimento dos atingidos pelo desastre, e, é claro, lidar com a ameaça nuclear. Não quero nem imaginar o que aconteceria se algo dessa magnitude ocorresse por aqui...
O site da CNN também disponibilizou fotos de antes & depois de algumas das regiões afetadas. São impressionantes:
http://edition.cnn.com/2011/WORLD/asiapcf/03/12/japan.before.after/index.html?iref=allsearch
Comentários