Já li que o Botox pode embotar as emoções dos pessoas. Agora descobriu-se que o popular "congelador de expressão" pode dificultar a capacidade dos usuários de avaliar como os outros estão se sentindo.
De acordo com o USA Today, pesquisadores da USC e da Duke compararam indivíduos tratados com Botox, Restylane, e um gel especial que intensifica os sinais musculares. Eles mostraram a cada grupo fotos de rostos, e pediram-lhes para identificar as emoções que viram. Aqueles tratados com Botox foram significativamente piores em detectar os sentimentos que os seus congêneres que receberam o gel. O autor do estudo, David Neal diz que a inibição do movimento muscular causada pelo Botox é o culpado disso: "se os sinais musculares do rosto para o cérebro estão reduzidos, você é menos capaz de ler emoções". Isso porque as pessoas tendem a copiar as expressões das outras como uma forma de entender o que estão sentindo - se você não pode fazer isso, você pode não ser capaz de sentir empatia.
O estudo tem uma série de implicações interessantes - se, como diz Neal, "quando os músculos faciais são amplificados, você obtém melhor percepção de emoção", poderia o gel para músculo ajudar pessoas que tem dificuldade para ler as emoções dos outros devido a problemas de desenvolvimento? Mas também reforça o argumento, que "congelar o seu rosto" pode não ser inteiramente benigno. O Botox foi explicitamente concebido para impedir os desgastes na pele causados por ter expressões, mas aqueles que o usam podem ter que aceitar que não obtém os benefícios dessas expressões também. E estes benefícios podem ser mais amplos do que se pode imaginar.
Pra que, então, mudar tanto o curso natural das coisas?
Comentários
Parece que não um ponto de equilíbrio nisso... Por isso esses resultados caricatos.