Pular para o conteúdo principal

As contradições da imprensa


Dois acontecimentos de ontem no meio futebolístico ilustram como vale a pena, e é importante cuidar da imagem, mas, também, como o é, ainda mais, estar nas boas graças da imprensa.

Ao primeiro:

Ronaldinho Gaucho depois do jogo contra o Botafogo foi comemorar a importante vitória caindo no samba até alta madrugada. No dia seguinte, ontem, junto com a presidente, Patricia Amorim, e o técnico, Vanderlei Luxemburgo, compareceu à Academia Brasileira de Letras (ABL) na comemoração dos 110 anos de nascimento do romancista José Lins do Rêgo, flamenguista roxo, com direito a medalha e outros rapapés.

O outro:

Depois de ter ganhado uma semana para tratar de problemas particulares no Rio, o meio-campo Carlos Alberto se reapresentou ao Gremio nesta segunda-feira, e acabou se estranhando com a imprensa local por causa de especulações, surgidas durante sua ausência, sobre uma briga com um companheiro no vestiário do clube.

Fatos:

Desde seu retorno ao Brasil, o comportamento de Ronaldinho Gaúcho tem sido exemplar, em todos os aspectos: esforço, dedicação, entrega, comprometimento, entrosamento, humildade, espírito de equipe, liderança, educação, são pouco para descrever a atuação do craque dentro e fora das quatro linhas, onde, até o gosto pelo legítimo samba carioca é motivo de elogios e louvações.

Carlos Alberto, conhecido encrenqueiro, desde os tempos de Fluminense, cedido por empréstimo pelo Vasco em troca do não menos polêmico Leandro, está no Grêmio desde fevereiro e com menos de 2 meses de trabalho já foi liberado pela diretoria do clube, e a concordância do técnico Renato, para tratar de problemas pessoais, no Rio, sob rumores que, na verdade teria havido uma briga entre o técnico e o jogador.

Comento:

É inegável que Ronaldinho com a fama que trazia da Europa foi uma grata surpresa, até pra mim, que esperava muito menos dele, que se envolvesse tanto, e tão profundamente no projeto rubro-negro, demonstrando profissionalismo excepcional e até mesmo genuína paixão pelo novo clube, que (quase) tudo lhe é permitido. As noitadas e o birináite (ainda que leve) não são considerados falta grave, e as atuações ainda pouco convincentes, embora relativamente produtivas, ainda estão caindo na "aquisição de entrosamento".

Ele está fazendo por onde, mas não tem como negar, também, que está tudo, e todo mundo, a favor: - desde a diretoria que o contratou, os colegas jogadores, os torcedores, os comentaristas da TV, até os jornalistas de beira de gramado e os que cobrem o dia a dia dos clubes. Uma autêntica lua-de-mel. Ninguém fala mal do cara.

Já o proscrito CA, que coleciona desafetos na imprensa e nos lugares por onde passa, apesar de não ser um craque com a folha corrida e os serviços prestados ao futebol no mesmo nível que o colega rubro-negro, me parece uma pessoa em transformação, e merecedora de um tratamento respeitoso, principalmente por parte dos que ganham dinheiro (e até notoriedade) do espetáculo que ele proporciona. Mas não é assim que acontece.

A última que o pobre se meteu foi com um certo jornalista do Zero Hora, de POA, que em vez de exercer o seu papel de repórter preferiu fazer o de xereta, e com ilações e provocações tirou o Carlos Alberto do sério.

Como sempre, dois pesos, duas medidas. Claro que são situações, pessoas, locais, culturas, tudo diferente, mas, uma coisa se destaca: quem começa, é sempre o repórter. Isto é inegável. Não sei se lá pelo sul essa coisa de tomar conta da vida dos outros é mais exacerbada - o cheiro do pé do atleta talvez importe mais do que o que ele faz com ele - mas, é fato que esse tipo de coisa não acontece tanto no eixo Rio - São Paulo. A mentalidade mais provinciana, mais tacanha, mais retrógrada, provavelmente é a responsável pela preocupação desse tipo de homem de imprensa com temas como este, ou pelas atitudes provocativas como a que teve o tal Luis Henrique Benfica, para quem, por pouco não sobraram umas boas porradas, que não seriam, a meu ver, de todo mal aplicadas.

A imprensa escrita, falada e televisada precisa saber até que ponto pode ir ao tratar da privacidade das pessoas, e cuidar para não fazer provocações desnecessárias. Muitos, como esse engraçadinho do Zero Hora, se preocupam mais com coisas que não dizem respeito nem a ele, nem a ninguém, mostrando que não passam de homens de terceira categoria, já que o termo profissional nem lhes pode ser atribuido. Quando levam um chega-pra-lá, ou recebem uma lição daquelas pra não esquecer, são os que mais gritam. É como eu sempre digo: - não mexe com quem tá quieto

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Com corona ou sem corona, dia 15, eu vou!

Em tempos de corona virus, pode parecer estranho, mas, fica mais importante ainda comparecer à manifestação do próximo dia 15. Contra as tentativas sórdidas de congressistas de alto coturno, jornalistas militantes e parte do judiciário, de usurpar poderes, prejudicar ações, e evitar que governe conforme o mandato que lhe concederam, é preciso demonstrar de forma cristalina que o presidente está, cada vez mais, com apoio popular, e que o desejo de que prossiga com as reformas do Estado, o combate à corrupção e à esquerda tacanha, gananciosa e cretina continua firme e forte. O sistema de governo é presidencialista, e isso já foi decidido há mais de 25 anos, quando se jogou uma montanha de dinheiro fora pra oficializar o que todo mundo sabia. É, portanto, intolerável que um presidente eleito, ainda que pairem dúvidas sobre a lisura do pleito, não consiga dar um passo sem que membros vetustos e caquéticos do STF não só opinem como trabalhem contra ele. Que a imprensa a tudo critiqu

Esposa de aluguel - quem quer?

Gaby Fontenelle, assistente de palco de Rodrigo Faro, no "Melhor do Brasil". No programa, Gaby encarna a personagem "Esposa de aluguel". Grande idéia! Quem não quer uma morena espetacular com essa fazendo todas as suas vontades?

Perda irreparável

Na terça-feira passada, 17, fui surpreendido com uma das piores notícias da minha vida - um dos amigos que mais gosto, um por quem tenho enorme admiração, um irmão que a vida me deu, havia deixado este mundo. A notícia não dava margem a dúvidas. Era um cartão, um convite para o velório e cremação no dia seguinte. Não tinha opção, a não ser tentar digerir aquela trágica informação. Confesso que nunca imaginei que esta cena pudesse acontecer. Nunca me vi  nesta situação, ainda mais em se tratando do Sylvio. A chei que  ele estaria aqui pra sempre. Que todos partiriam, inclusive eu, e ele aqui ficaria até  quando ele próprio resolvesse que chegar a hora de descansar. Ele era assim,  não convencional e suspeitei que, como sempre fez, resolveria também  essa questão. Hoje em dia, com a divisão ideológica vigente e as mudanças nos códigos  de conduta, poucos diriam dele: que cara maneiro! M esmo os que se surpreendiam ou não gostavam de algumas de suas facetas, contudo, tinham essa opinião.