Pular para o conteúdo principal

Ali Blá-Blá - um homem que faz

Há que se reconhecer: Ali Blá-Blá não é preguiçoso. Ou melhor, ele é um sujeito incansável. Pode-se dizer que ele é um cara que faz. Faz m.... todo dia, a torto e a direito, com uma frequência delirante. Hoje mesmo, ele mandou mais uma: indicou o advogado-geral da União, Antonio Toffoli, para a vaga aberta no STF com o falecimento do ministro Carlos Alberto Direito.

Formado pela USP, Toffoli tem fortes ligações no governo, tendo sido "segundo" de José Dirceu, o ex-ministro acusado pelo Procurador-geral da República por formação de quadrilha e "chefe do organograma delituoso do esquema do mensalão", e advogado de Ali Blá-Blá. Suas ligações com o PT vem desde muito tempo, e a despeito de seu relativo sucesso na AGU, é mais envolvido com política do que com o direito propriamente dito, haja visto que ele foi reprovado, seguidamente, em dois concursos para juiz de primeira instância.

De acordo com o parágrafo único do Art.101 da Constituição Federal, os ministros são nomeados pelo Presidente da República, depois de aprovada a escolha pela maioria absoluta do Senado Federal. Embora somente tenham iniciado a sabatina pelo atual presidente do STF, Gilmar Mendes, em geral, o Senado apenas referenda a indicação do presidente. É justamente aí que mora o perigo. O currículo do advogado indica que não tem o "notável saber jurídico" exigido para fazer parte da Corte Suprema brasileira, e não se pode deixar de pensar que falta-lhe a necessária isenção para julgar o que for de interesse do governo, vindo somar-se às vozes amigas e engordando ainda mais a bancada do governo no STF.

Espera-se de um integrante da corte maior que mantenha-se fiel ao papel de guardião e intérprete da Constituição Nacional. Quem garante que Toffoli não vai beneficiar o Executivo com votos políticos, como já se cogita que poderá vir a fazer no caso da extradição do assassino italiano Cesare Battisti?

A indicação de Toffoli me parece mais uma temeridade cometida por Ali Blá-Blá, pois coloca em risco a autonomia dos Poderes, mais uma vez ofendendo as instituições. Na verdade, creio que deveria existir um sistema mais transparente e democrático do que a simples indicação do presidente. Especialmente quando este não é confiável. Dessa forma, seria evitado qualquer tipo de comprometimento entre quem faz a indicação e quem é indicado, preservando-se a independência e evitando que o novo ministro privilegie interesses públicos ou privados. Com certeza, mais uma bola fora do apedeuta.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Com corona ou sem corona, dia 15, eu vou!

Em tempos de corona virus, pode parecer estranho, mas, fica mais importante ainda comparecer à manifestação do próximo dia 15. Contra as tentativas sórdidas de congressistas de alto coturno, jornalistas militantes e parte do judiciário, de usurpar poderes, prejudicar ações, e evitar que governe conforme o mandato que lhe concederam, é preciso demonstrar de forma cristalina que o presidente está, cada vez mais, com apoio popular, e que o desejo de que prossiga com as reformas do Estado, o combate à corrupção e à esquerda tacanha, gananciosa e cretina continua firme e forte. O sistema de governo é presidencialista, e isso já foi decidido há mais de 25 anos, quando se jogou uma montanha de dinheiro fora pra oficializar o que todo mundo sabia. É, portanto, intolerável que um presidente eleito, ainda que pairem dúvidas sobre a lisura do pleito, não consiga dar um passo sem que membros vetustos e caquéticos do STF não só opinem como trabalhem contra ele. Que a imprensa a tudo critiqu

Esposa de aluguel - quem quer?

Gaby Fontenelle, assistente de palco de Rodrigo Faro, no "Melhor do Brasil". No programa, Gaby encarna a personagem "Esposa de aluguel". Grande idéia! Quem não quer uma morena espetacular com essa fazendo todas as suas vontades?

Perda irreparável

Na terça-feira passada, 17, fui surpreendido com uma das piores notícias da minha vida - um dos amigos que mais gosto, um por quem tenho enorme admiração, um irmão que a vida me deu, havia deixado este mundo. A notícia não dava margem a dúvidas. Era um cartão, um convite para o velório e cremação no dia seguinte. Não tinha opção, a não ser tentar digerir aquela trágica informação. Confesso que nunca imaginei que esta cena pudesse acontecer. Nunca me vi  nesta situação, ainda mais em se tratando do Sylvio. A chei que  ele estaria aqui pra sempre. Que todos partiriam, inclusive eu, e ele aqui ficaria até  quando ele próprio resolvesse que chegar a hora de descansar. Ele era assim,  não convencional e suspeitei que, como sempre fez, resolveria também  essa questão. Hoje em dia, com a divisão ideológica vigente e as mudanças nos códigos  de conduta, poucos diriam dele: que cara maneiro! M esmo os que se surpreendiam ou não gostavam de algumas de suas facetas, contudo, tinham essa opinião.