Pular para o conteúdo principal

Déclaration



A influência que a cultura americana exerce sobre nós, em parte se deve ao fato de as escolas terem, praticamente, abandonado o ensino de outras línguas, como o francês. A ênfase e a importância dadas por aqui ao inglês, e mais recentemente ao espanhol, são responsáveis pela ignorância dos jovens, da diversidade da cultura européia, especialmente a francesa.


Tempos atrás, me surpreendi quando um dos meus filhos, que fala fluentemente o inglês, não foi sequer capaz de identificar o idioma que ele me viu conversar com um estrangeiro, na Lapa, mostrando o quão distante estamos ficando desta riquíssima fonte de conhecimento, arte, costumes e comportamentos.


Mas, não era sobre isso que eu queria falar. Ou melhor, tem a ver: dias atrás reencontrei a letra de uma música do cantor e compositor francês, Georges Moustaki, um dos mais produtivos e criativos da França, o que me trouxe lembranças de muito tempo atrás - meados dos anos 70 - quando ele gravou músicas do maestro Tom Jobim, Chico Buarque, Toquinho e Vinícius, com grande repercussão por aqui, e que tive o prazer de ouvir em vinil, indicado, justamente pela minha professora de francês no Andrews. Muito legal!


A música que mencionei chama-se Déclaration (Declaração) e me atrevo a traduzir abaixo para vocês:


Eu declaro o estado de felicidade permanente

E o direito de cada um a todos os privilégios.

Eu digo que o sofrimento é algo sacrílego

Quando há para todos as rosas e pão branco.


Eu questiono a legitimidade das guerras,

A Justiça que mata e a morte que pune

As consciências que dormem no fundo de seus leitos,

A Civilização nos braços de mercenários.


Eu vejo morrer este século envelhecido.

Um mundo diferente renascerá das suas cinzas

Mas não basta simplesmente esperar:

Eu esperei muito tempo. Eu quero isso agora.


Que minha mulher esteja linda a qualquer hora do dia

Sem ter que se esconder sob a maquiagem

E que deixar para mais tarde

O desejo que tenho por ela e de fazer amor com ela.


Que nossos filhos sejam homens, e não adultos

Que eles sejam o que gostaríamos de ser, uma vez

Que nós sejamos irmãos, camaradas e cúmplices

Em vez de sermos duas gerações que se insultam.


Que nossos pais possam finalmente se libertar

E que eles passem o tempo cuidando de suas esposas

Após toda uma vida de suor e lágrimas

E de entre as guerras que não foram de paz.


Eu declaro o estado de felicidade permanente

Sem que seja apenas palavras com a música,

Sem esperar pela vinda dos tempos messiânicos,

Sem que se vote em qualquer parlamento.


Eu digo que agora nós seremos responsáveis.

Não prestaremos contas a nada e a ninguém

E vamos transformar oportunidade em destino

Apenas a bordo e sem mestre e sem Deus e sem o diabo.


E se você quiser vir, passar a ponte.

Há espaço para todos e para cada um

Mas ainda temos algum caminho

Para ver uma nova estrela brilhar.


Eu declaro um estado de felicidade permanente

Comentários

margarida disse…
Seria 'legal' se colocasse também a versão original, para quem possa ler e para quem não saiba, ver.
Aqui, até aos anos oitenta, a primeira língua estrangeira que se aprendia era o Francês.
Depois Inglês, Alemão, Espanhol, Italiano...

Ah.. o poema está lá no meu espaço, se quiser; sirva-se.
:)

(pequena nota: juro que não entendo como não tem um montão de comentadores! O pessoal não gosta de 'comunicar'? O seu blogue é bem 'maneiro'!
:)))

Postagens mais visitadas deste blog

Com corona ou sem corona, dia 15, eu vou!

Em tempos de corona virus, pode parecer estranho, mas, fica mais importante ainda comparecer à manifestação do próximo dia 15. Contra as tentativas sórdidas de congressistas de alto coturno, jornalistas militantes e parte do judiciário, de usurpar poderes, prejudicar ações, e evitar que governe conforme o mandato que lhe concederam, é preciso demonstrar de forma cristalina que o presidente está, cada vez mais, com apoio popular, e que o desejo de que prossiga com as reformas do Estado, o combate à corrupção e à esquerda tacanha, gananciosa e cretina continua firme e forte. O sistema de governo é presidencialista, e isso já foi decidido há mais de 25 anos, quando se jogou uma montanha de dinheiro fora pra oficializar o que todo mundo sabia. É, portanto, intolerável que um presidente eleito, ainda que pairem dúvidas sobre a lisura do pleito, não consiga dar um passo sem que membros vetustos e caquéticos do STF não só opinem como trabalhem contra ele. Que a imprensa a tudo critiqu

Esposa de aluguel - quem quer?

Gaby Fontenelle, assistente de palco de Rodrigo Faro, no "Melhor do Brasil". No programa, Gaby encarna a personagem "Esposa de aluguel". Grande idéia! Quem não quer uma morena espetacular com essa fazendo todas as suas vontades?

Perda irreparável

Na terça-feira passada, 17, fui surpreendido com uma das piores notícias da minha vida - um dos amigos que mais gosto, um por quem tenho enorme admiração, um irmão que a vida me deu, havia deixado este mundo. A notícia não dava margem a dúvidas. Era um cartão, um convite para o velório e cremação no dia seguinte. Não tinha opção, a não ser tentar digerir aquela trágica informação. Confesso que nunca imaginei que esta cena pudesse acontecer. Nunca me vi  nesta situação, ainda mais em se tratando do Sylvio. A chei que  ele estaria aqui pra sempre. Que todos partiriam, inclusive eu, e ele aqui ficaria até  quando ele próprio resolvesse que chegar a hora de descansar. Ele era assim,  não convencional e suspeitei que, como sempre fez, resolveria também  essa questão. Hoje em dia, com a divisão ideológica vigente e as mudanças nos códigos  de conduta, poucos diriam dele: que cara maneiro! M esmo os que se surpreendiam ou não gostavam de algumas de suas facetas, contudo, tinham essa opinião.