Pular para o conteúdo principal

2016 - um ano pra não esquecer

A enxurrada de acontecimentos, muitos deles inusitados, fez de 2016, até onde vejo, o ano mais espetacular do século 21, superando até o trágico 2001, do ataque às torres gêmeas em Nova York, ou 2004 e 2011, das tsunamis na Indonésia e no Japão.

2016 teve de tudo, para todos os gostos e para todas as torcidas. Bob Dylan foi agraciado com o Nobel; a princesa Leia e sua mãe, Debbie Reynolds, morreram em dois dias; um ataque a uma boate gay em Orlando deixou 50 mortos; os britânicos saíram da União Européia; o avião que levava a equipe da Chapecoense para a disputa da final da Copa Sul-americana caiu por negligência, mas houve sobreviventes; o grupo terrorista Estado Islâmico intensificou ações de horror; o desemprego no Brasil passou de 12 milhões; diversos Estados brasileiros não pagaram os servidores; a recém-inaugurada ciclovia da avenida Niemeyer desabou; o Brasil teve eleições municipais e o Rio sediou a Olimpíada e a ParaOlimpíada; a Estácio foi vendida por mais de 5 bilhões; o embaixador russo foi morto na Turquia; o furação Matthew arrasou de novo o Haiti; Leonardo DiCaprio ganhou o Oscar; Obama esteve em Cuba e Hiroshima, mas foi Trump que, com os votos do colégio eleitoral levou a eleição mais disputada dos últimos tempos nos EUA; os deputados escarneceram do povo brasileiro, desfigurando o pacote anti-corrupção, avalizado por mais de 2 milhões de assinaturas, entregando um "frankestein" que serve apenas para intimidar juízes e agentes da Lei, afinal anulado pelo ministro Luiz Fux; este mesmo Congresso aprovou o teto de gastos para o Governo e assistiu o presidente do Senado se tornar réu mais uma vez no STF; o preço das permissões negociadas no mercado negro despencou, na medida que 
o Uber se consolidou como opção de transporte barata e confortável; o terrorismo aumentou, a fome continua o pior dos males da Humanidade; a Síria se transformou em tragédia planetária; os maiores poluidores do planeta - EUA e China confirmaram o acordo de Paris sobre o clima e o Tribunal de Justiça de São Paulo anulou os julgamentos de 74 policiais militares condenados pelo massacre do Carandiru.

Ufa! Este ano parece não querer, mesmo acabar. A grande estrela, porém, o principal, o mais importante, foi a queda de Dilma e do PT, do comando do país. A organização criminosa, que se travestiu de partido, para enriquecer seus integrantes e consolidar o projeto de poder, foi derrotada pela cidadania! O processo de impeachment apresentado pelos juristas Janaína Paschoal, Hélio Bicudo e Miguel Reale Júnior, prosperou nas duas casas do Congresso e, em um histórico 31 de agosto (olha o 31 de novo aí!), a mãe do PAC, a "gerentona", a mulher mais incompetente e inapetente para o poder que este país já viu, seguiu o seu destino, e voltou ao ostracismo, de onde jamais poderia ter sido tirada. Nem o esdrúxulo ato do então presidente do STF, Ricardo Lewandovski, fatiando, inconstitucionalmente, a punição a Dilma, empanou o brilho deste momento ímpar, que coroou um esforço conjunto da Sociedade e de parte da classe política, que conseguiu defenestrar o câncer que vinha nos matando.

O aprofundamento da Lava Jato, também ocorrido em 2016, que agora alcança Lula - a viva alma mais honesta do Brasil -, tornando-o réu em cinco processos e à sua família e outros acólitos e militantes, é o remédio que o povo deseja para punir os que transformaram o país em uma mixórdia econômica, financeira, política, monetária e institucional. Sergio Moro e a equipe de procuradores tornaram-se, para boa parte da população, uma espécie de heróis, mas, são os inimigos da Justiça e da honestidade que trabalham para minar as suas ações e seu alcance. 2017 verá um embate extraordinário entre essas forças, o que me faz temer pela integridade física dos que se dedicam a levantar as culpas, e o próprio futuro da operação.

O substituto constitucional de Dilma, o impopular Michel Temer, do jeito que dá, vem tentando administrar o legado maldito deixado pela malfadada era lulo-petista, que junta corrupção desenfreada, recessão, desemprego, inflação alta, aparelhamento do Estado, crise nas principais unidades da federação, desconfiança generalizada, e problemas de toda ordem, causados por ter montado uma equipe que lhe causou mais instabilidade política do que apresentou soluções para o país, e pelo cutelo que paira sobre a nuca, por ter participado da chapa com Dilma.

O ano que chega no domingo não traz ainda os bons ventos que o povo espera, ao contrário, ainda será repleto de dificuldades e poderemos ter um novo presidente no final do ano. Pode ser que tenhamos a alegria de ver Lula, políticos da sua proximidade e alguns de seus asseclas na cadeia, mas, não dá pra esperar muito mais que isso.

Quem viver, verá. Desejo a todos um ótimo final de ano e que, afinal, 2017 seja o começo da retomada.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Com corona ou sem corona, dia 15, eu vou!

Em tempos de corona virus, pode parecer estranho, mas, fica mais importante ainda comparecer à manifestação do próximo dia 15. Contra as tentativas sórdidas de congressistas de alto coturno, jornalistas militantes e parte do judiciário, de usurpar poderes, prejudicar ações, e evitar que governe conforme o mandato que lhe concederam, é preciso demonstrar de forma cristalina que o presidente está, cada vez mais, com apoio popular, e que o desejo de que prossiga com as reformas do Estado, o combate à corrupção e à esquerda tacanha, gananciosa e cretina continua firme e forte. O sistema de governo é presidencialista, e isso já foi decidido há mais de 25 anos, quando se jogou uma montanha de dinheiro fora pra oficializar o que todo mundo sabia. É, portanto, intolerável que um presidente eleito, ainda que pairem dúvidas sobre a lisura do pleito, não consiga dar um passo sem que membros vetustos e caquéticos do STF não só opinem como trabalhem contra ele. Que a imprensa a tudo critiqu

Esposa de aluguel - quem quer?

Gaby Fontenelle, assistente de palco de Rodrigo Faro, no "Melhor do Brasil". No programa, Gaby encarna a personagem "Esposa de aluguel". Grande idéia! Quem não quer uma morena espetacular com essa fazendo todas as suas vontades?

Perda irreparável

Na terça-feira passada, 17, fui surpreendido com uma das piores notícias da minha vida - um dos amigos que mais gosto, um por quem tenho enorme admiração, um irmão que a vida me deu, havia deixado este mundo. A notícia não dava margem a dúvidas. Era um cartão, um convite para o velório e cremação no dia seguinte. Não tinha opção, a não ser tentar digerir aquela trágica informação. Confesso que nunca imaginei que esta cena pudesse acontecer. Nunca me vi  nesta situação, ainda mais em se tratando do Sylvio. A chei que  ele estaria aqui pra sempre. Que todos partiriam, inclusive eu, e ele aqui ficaria até  quando ele próprio resolvesse que chegar a hora de descansar. Ele era assim,  não convencional e suspeitei que, como sempre fez, resolveria também  essa questão. Hoje em dia, com a divisão ideológica vigente e as mudanças nos códigos  de conduta, poucos diriam dele: que cara maneiro! M esmo os que se surpreendiam ou não gostavam de algumas de suas facetas, contudo, tinham essa opinião.