Pular para o conteúdo principal

A carta do Mark Manson

A bronca aplicada, na "Carta aberta aos brasileiros", do americano Mark Manson, dividiu opiniões, fez alguns ruborescer, causou espanto a outros, mas teve reações negativas, majoritariamente, do pessoal da esquerda.

O cara colocou o dedo em feridas profundas, como a nossa mentalidade retrógrada e o famoso jeitinho. Por educação, cuidado ou sei lá, nem usou esta palavra, que tão bem retrata a alma brasileira, quanto incomoda quando é mostrado com as vísceras expostas, como fez o escritor americano. Manson falou também de egoísmo, pilantragem, descontrole financeiro e outras mazelas, para as quais, de fato, não temos desculpa. O que chamou atenção, e para alguns deve ter sido como um soco no fígado, é que ele aponta como culpado da crise e de tudo que estamos passando e vivemos, o próprio brasileiro. Não é a Dilma, não é o Lula, não é o PT. É o brasileiro o principal responsável por tudo isso que está aí, decreta.

Se nos despirmos do orgulho e da pouca aceitação que temos com as críticas, embora muitos prefiram dizer que isso é complexo de vira-latas, não é difícil concordar com Manson. Afinal, muito poucos podem dizer que assumem a responsabilidade total por seus atos, ou que não cometem deslizes como beber dirigir, ainda que só um pouquinho; aceitar um troco errado, deixar de mostrar aos filhos, SEMPRE, o que é certo e o que é errado. Quem não acha que alguns pecadilhos abominados em outros países e outras culturas são perfeitamente aceitáveis? Nem vou tentar enumerá-los. Sabemos exatamente quais são, e por que são tolerados.

E quantos vivem de aparência como aponta o estrangeiro? Consomem mais do que podem, ostentam o que não possuem, fingem ser o que não são? Autenticidade, sinceridade, honestidade são "moedas" raras por essas bandas. Ou não? Estou falando bobagem?

Por que será que a chamada "classe política" é recheada de corruptos, gente comprovadamente incompetente ou simples ladrões? Por que continuamos a votar neles? Por que, a despeito de todas as provas, de tudo que se levantou, de todas as evidências, a presidente ainda não sofreu um processo de impeachment? Por que o Lula não está preso? É culpa do sistema ou é resultado da nossa conhecida indolência e falta de apetite para lutar por causas que pouco ou não nos afetem diretamente?

Em geral, por princípio, não gosto da chamada "mídia", mas, sem ela as coisas estariam bem pior! O juiz que dirige o carro do réu, o pessoal do colarinho branco, os poderosos de ocasião até que são confrontados, de vez em quando. Com alguns não se mexe, como com a presidAnta ou o Lula, mas, no todo não se pode dizer que a mídia não seja republicana. Tirem desse grupo os blogueiros pagos e imprensa "cumpanhera". Esses são um outro câncer a corroer as instituições.

Quando Manson prevê um futuro próximo sombrio, não está querendo ser estraga-prazeres ou ave de mau agouro. Ele apenas está mostrando a realidade. A incúria, a incompetência, a ganância, a roubalheira nos conduziram a um estado de virtual insolvência - o Estado brasileiro está falido. Não temos como pagar o que devemos. Meu maior temor, é que junto com essa derrocada econômica e financeira venha o colapso das instituições, já extremamente abaladas pelo aparelhamento, pelas ações deletérias dos que ali foram colocados como barreiras a isolar a atual elite dominante.

Ouçam os conselhos de Mark Manson: vamos mudar a nossa maneira de viver, eliminar o jeitinho, trabalhar duro, ser mais solidários e conscientes do nosso papel na sociedade. E tudo que pudermos fazer para dar educação ao povo será pouco. Um povo educado não se manipula, age com sabedoria, e decide com eficiência, de olho no futuro e nas consequências. Tá na hora!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Com corona ou sem corona, dia 15, eu vou!

Em tempos de corona virus, pode parecer estranho, mas, fica mais importante ainda comparecer à manifestação do próximo dia 15. Contra as tentativas sórdidas de congressistas de alto coturno, jornalistas militantes e parte do judiciário, de usurpar poderes, prejudicar ações, e evitar que governe conforme o mandato que lhe concederam, é preciso demonstrar de forma cristalina que o presidente está, cada vez mais, com apoio popular, e que o desejo de que prossiga com as reformas do Estado, o combate à corrupção e à esquerda tacanha, gananciosa e cretina continua firme e forte. O sistema de governo é presidencialista, e isso já foi decidido há mais de 25 anos, quando se jogou uma montanha de dinheiro fora pra oficializar o que todo mundo sabia. É, portanto, intolerável que um presidente eleito, ainda que pairem dúvidas sobre a lisura do pleito, não consiga dar um passo sem que membros vetustos e caquéticos do STF não só opinem como trabalhem contra ele. Que a imprensa a tudo critiqu

Esposa de aluguel - quem quer?

Gaby Fontenelle, assistente de palco de Rodrigo Faro, no "Melhor do Brasil". No programa, Gaby encarna a personagem "Esposa de aluguel". Grande idéia! Quem não quer uma morena espetacular com essa fazendo todas as suas vontades?

Perda irreparável

Na terça-feira passada, 17, fui surpreendido com uma das piores notícias da minha vida - um dos amigos que mais gosto, um por quem tenho enorme admiração, um irmão que a vida me deu, havia deixado este mundo. A notícia não dava margem a dúvidas. Era um cartão, um convite para o velório e cremação no dia seguinte. Não tinha opção, a não ser tentar digerir aquela trágica informação. Confesso que nunca imaginei que esta cena pudesse acontecer. Nunca me vi  nesta situação, ainda mais em se tratando do Sylvio. A chei que  ele estaria aqui pra sempre. Que todos partiriam, inclusive eu, e ele aqui ficaria até  quando ele próprio resolvesse que chegar a hora de descansar. Ele era assim,  não convencional e suspeitei que, como sempre fez, resolveria também  essa questão. Hoje em dia, com a divisão ideológica vigente e as mudanças nos códigos  de conduta, poucos diriam dele: que cara maneiro! M esmo os que se surpreendiam ou não gostavam de algumas de suas facetas, contudo, tinham essa opinião.