O excelente artigo de Rodrigo Constantino, publicado ontem, 29/11, n'O Globo só merece um único reparo, ou melhor, adendo: os liberais não apenas prezam as liberdades individuais, bem como defendem, como um princípio basilar, a liberdade de expressão e de associação.
Os ideais do liberal não se realizam em um ambiente que não seja garantido o mais amplo direito de expor, livremente, idéias, opiniões e pensamentos. Divergir e poder expressar esta divergência é o principal fundamento da democracia. Qualquer restrição nesse sentido representa um impedimento à existência de uma sociedade verdadeiramente democrática.
Quando próceres do governo, ou do partido transitoriamente no poder, ou as eminências pardas que, deploravelmente, ainda se manifestam em nome deles, como Rui Falcão ou José Dirceu, chefe da quadrilha do mensalão, assim nomeado pelo Procurador Geral da República, sugerem que há necessidade de instituir "alguns pontos" - o tal controle social da mídia - que, no fundo, representam censura e tutela, ou que existam jornais de esquerda, é hora da sociedade repelir, com toda a veêmencia, essas tentativas sórdidas de suprimir a liberdade de expressão.
Neste aspecto, traz esperança ver que a Suprema Corte, ao julgar ação direta de inconstitucionalidade contra dispositivo do ECA que pretende classificar como infração administrativa a transmissão de programa de rádio ou televisão, em horário diferente do autorizado pelo governo, através do seu ministro, Dias Tóffoli, declara que é chegado o momento de varrer do país a noção de que o povo brasileiro deve ser domesticado.
A censura, sob qualquer forma, é contrária à liberdade de expressão, garantida na Constituição, e deve ser combatida em todas as frentes e a sua exclusão sempre confirmada. O que petistas e esquerdopatas de todos os matizes parecem não entender, é que ninguém quer retrocessos e, muito menos, que se criem as bases para a implantação de um regime totalitário, como é o sonho de todos eles. Ainda bem que temos um Judiciário independente e não se deixa levar por cantos de sereias que essa gente vive a pregar.
O preço da liberdade é a eterna vigilância.
Comentários