Pular para o conteúdo principal

Muita fumaça


 
Em tempos de atos "heróicos" e exemplares, quem me conhece sabe: se a "boiada" vai prum lado, pode confiar que estarei do outro. A mídia, o secretário Beltrame e Sérgio Cabral comemoram a "conquista" da Rocinha, sem um disparo, e a prisão do traficante Nem, como parte do mesmo episódio, e querem que a gente engula isso sem pestanejar.

Foi até engraçado ver os(as) repórteres da Globo, depois de toda a publicidade em torno da operação de ocupação da Rocinha, ostentarem grossos coletes à prova de bala, daqueles que se usa somente em zona de guerra, como modo de evitar, por exemplo, um incidente como o ocorrido com o destemido cinegrafista da Band, abatido por um tiro de fuzil, em meio a um tiroteio com o BOPE, dias antes, na favela de Antares, zona oeste do Rio.

Nada contra os profissionais se protegerem, mas, convenhamos, alguém realmente acredita que, com a musculatura exibida pelas forças de ocupação, haveria algum tipo de resistência por parte da bandidagem? É querer fazer troça da nossa inteligência, não é mesmo? Bandido pode ser tudo, menos burro! E não bastasse isso, com o anúncio da "retomada do território", quem ficou pra fazer frente aos tanques e armamento pesado levados pro morro pela PM, exército, marinha e etc? Nem os soldadinhos do tráfico! Esses, foram obrigados pelos chefes a fazer pelo menos uma pequena demonstração de contrariedade, montando frágeis barreiras e jogando óleo nas ladeiras, e foi só! Só pra ter o que filmar e sair nas manchetes. Chegou a ser cômico, bucólico, patético!

Tudo que existe(ia) na Rocinha é do conhecimento público. A polícia, melhor que ninguém, sabe(ia). Tanto é assim que, casas, paiois, esconderijos e todo o resto "descoberto" já estava mapeado e foi só ir buscar. E não é só localização que era sabido. Também nomes estavam e estão relacionados e devidamente identificados, com endereço, e, principalmente, telefone. Este grupo não foi, todo, recolhido antes da tomada porque..., bem, sei lá...Quem tem que explicar isso não sou eu.

Sei não, talvez, os policiais de Maricá possam esclarecer isto melhor, bem como, o que se passou na prisão do Nem, que o sub-chefe operacional da Polícia Civil, que os comandava na empreitada, também tem plena consciência. Beltrame disse que nada sabia a respeito do que eles faziam no local da prisão do Nem, mas, que buscaria dar transparencia ao caso. Como bom policial, ele tocou em um ponto importante, a separar a prisão da ocupação - a cronologia dos fatos. Penso que será fundamental para a elucidação. Enquanto isso, o "criterioso" Cabral está deixando a matéria na órbita do assessor. O noticiário roçou o tema, mas mantém-se, no mínimo, discreto a respeito. Ninguém repetiu a pergunta ao secretário e nem se tem uma noção de quando o Estado vai se manifestar sobre o assunto.

Não há dúvida que existe um véu obscurecendo esta estória. Esperemos que ele seja desnudado, o mais breve possível. Não podemos continuar com a impressão que aí tem alguma coisa, digamos, esquisita. Afinal, também não dá pra desprezar tudo...

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Com corona ou sem corona, dia 15, eu vou!

Em tempos de corona virus, pode parecer estranho, mas, fica mais importante ainda comparecer à manifestação do próximo dia 15. Contra as tentativas sórdidas de congressistas de alto coturno, jornalistas militantes e parte do judiciário, de usurpar poderes, prejudicar ações, e evitar que governe conforme o mandato que lhe concederam, é preciso demonstrar de forma cristalina que o presidente está, cada vez mais, com apoio popular, e que o desejo de que prossiga com as reformas do Estado, o combate à corrupção e à esquerda tacanha, gananciosa e cretina continua firme e forte. O sistema de governo é presidencialista, e isso já foi decidido há mais de 25 anos, quando se jogou uma montanha de dinheiro fora pra oficializar o que todo mundo sabia. É, portanto, intolerável que um presidente eleito, ainda que pairem dúvidas sobre a lisura do pleito, não consiga dar um passo sem que membros vetustos e caquéticos do STF não só opinem como trabalhem contra ele. Que a imprensa a tudo critiqu

Esposa de aluguel - quem quer?

Gaby Fontenelle, assistente de palco de Rodrigo Faro, no "Melhor do Brasil". No programa, Gaby encarna a personagem "Esposa de aluguel". Grande idéia! Quem não quer uma morena espetacular com essa fazendo todas as suas vontades?

Perda irreparável

Na terça-feira passada, 17, fui surpreendido com uma das piores notícias da minha vida - um dos amigos que mais gosto, um por quem tenho enorme admiração, um irmão que a vida me deu, havia deixado este mundo. A notícia não dava margem a dúvidas. Era um cartão, um convite para o velório e cremação no dia seguinte. Não tinha opção, a não ser tentar digerir aquela trágica informação. Confesso que nunca imaginei que esta cena pudesse acontecer. Nunca me vi  nesta situação, ainda mais em se tratando do Sylvio. A chei que  ele estaria aqui pra sempre. Que todos partiriam, inclusive eu, e ele aqui ficaria até  quando ele próprio resolvesse que chegar a hora de descansar. Ele era assim,  não convencional e suspeitei que, como sempre fez, resolveria também  essa questão. Hoje em dia, com a divisão ideológica vigente e as mudanças nos códigos  de conduta, poucos diriam dele: que cara maneiro! M esmo os que se surpreendiam ou não gostavam de algumas de suas facetas, contudo, tinham essa opinião.