Pular para o conteúdo principal

O cartão vermelho que não foi dado

O senador Eduardo Suplicy fez com o presidente Sarney o que a maioria dos brasileiros gostaria de fazer com os políticos: aplicou-lhe um cartão vermelho. Com o seu modo desajeitado e voz trêmula, de quem parece estar tenso por falar em público, o senador petista foi dos poucos da desgastada legenda a agir com independência e coragem em relação à orientação da tropa de choque de Sarney. A atitude rendeu-lhe, na sequencia, a recusa de um aperto de mão pelo presidente do PT, Ricardo Berzoini e o desprezo da senadora Ideli Salvati, entre outras manifestações hostis de seus colegas de partido. Não duvido que possa resultar em um convite para se retirar da agremiação.

A chamar atenção neste episódio, além da estranha e extemporânea intervenção do omisso senador Heráclito Fortes, é ver a que ponto pode chegar Lula e o petismo para manter o seu projeto de poder. Essa gente não se envergonha, nem cansa, de achincalhar as já fragilizadas instituições. A pantomima de Suplicy, que poderia transformar-se em um símbolo contra os desmandos de Sarney e Lula, virou motivo de chacota no Senado. Na mais escancarada ingerência de um poder em outro, depois de enquadrar o líder Mercadante - aquele que revogou o que disse ser irrevogável -Lula obrigou o partido a divulgar que a opinião de Suplicy não é a do partido, desautorizando o discurso do senador. Com as honrosas exceções que confirmam a regra, o que vemos hoje no senado é um amontoado de fantoches, que obedecem cegamente ao desesperado ex-sindicalista, e agem apenas para garantir a continuidade do (des)governo instalado em Brasília.

Por outro lado, a surpresa ficou por conta de a oposição nada fazer, nem que fosse apenas retumbar a contradição e o racha que existe na base aliada com respeito à continuidade de Sarney à frente da câmara alta. Não li um comentário, uma notícia, nada que merecesse registro em apoio ao gesto de Suplicy. Eles são ineficientes, mas não pensei que fôsse tanto.

Duas coisas ficam claras: Lula acredita piamente que não vai arrumar nada nas próximas eleições sem os preciosos minutos de propaganda a que o PMDB tem direito - e aí pode estar o seu calcanhar de Aquiles - e a oposição continua desnorteada, inerte, como aliás está há quase 7 anos, perdendo todas as oportunidades e reduzindo as nossas esperanças de que no ano que vem possamos dar um cartão vermelho a quem merece ainda mais do que Sarney. Só resta esperar que algum fato novo aconteça, como o fortalecimento da candidatura da senadora Marina Silva, para tornar o pleito de 2010 algo mais interessante.

Comentários

Quem é Marina Silva? Não no sentido de saber sua biografia recente como Ministra do Meio Ambiente, mas sua biografia histórica. Principalmente, à frente do PT acreano - do qual ela é um dos fundadores.

Isso obtido, podemos especular a resposta à outra pergunta: quem será Marina Silva, se eleita? A quem ela irá se aliar - às ditaduras brancas abjetas e delirantes da américa latina recente e ao Foro de São Paulo ou realmente à quem faz o mundo progredir?

Sinceramente, ainda tenho medo dessa resposta.

Postagens mais visitadas deste blog

Com corona ou sem corona, dia 15, eu vou!

Em tempos de corona virus, pode parecer estranho, mas, fica mais importante ainda comparecer à manifestação do próximo dia 15. Contra as tentativas sórdidas de congressistas de alto coturno, jornalistas militantes e parte do judiciário, de usurpar poderes, prejudicar ações, e evitar que governe conforme o mandato que lhe concederam, é preciso demonstrar de forma cristalina que o presidente está, cada vez mais, com apoio popular, e que o desejo de que prossiga com as reformas do Estado, o combate à corrupção e à esquerda tacanha, gananciosa e cretina continua firme e forte. O sistema de governo é presidencialista, e isso já foi decidido há mais de 25 anos, quando se jogou uma montanha de dinheiro fora pra oficializar o que todo mundo sabia. É, portanto, intolerável que um presidente eleito, ainda que pairem dúvidas sobre a lisura do pleito, não consiga dar um passo sem que membros vetustos e caquéticos do STF não só opinem como trabalhem contra ele. Que a imprensa a tudo critiqu

Esposa de aluguel - quem quer?

Gaby Fontenelle, assistente de palco de Rodrigo Faro, no "Melhor do Brasil". No programa, Gaby encarna a personagem "Esposa de aluguel". Grande idéia! Quem não quer uma morena espetacular com essa fazendo todas as suas vontades?

Perda irreparável

Na terça-feira passada, 17, fui surpreendido com uma das piores notícias da minha vida - um dos amigos que mais gosto, um por quem tenho enorme admiração, um irmão que a vida me deu, havia deixado este mundo. A notícia não dava margem a dúvidas. Era um cartão, um convite para o velório e cremação no dia seguinte. Não tinha opção, a não ser tentar digerir aquela trágica informação. Confesso que nunca imaginei que esta cena pudesse acontecer. Nunca me vi  nesta situação, ainda mais em se tratando do Sylvio. A chei que  ele estaria aqui pra sempre. Que todos partiriam, inclusive eu, e ele aqui ficaria até  quando ele próprio resolvesse que chegar a hora de descansar. Ele era assim,  não convencional e suspeitei que, como sempre fez, resolveria também  essa questão. Hoje em dia, com a divisão ideológica vigente e as mudanças nos códigos  de conduta, poucos diriam dele: que cara maneiro! M esmo os que se surpreendiam ou não gostavam de algumas de suas facetas, contudo, tinham essa opinião.