Pular para o conteúdo principal

Meu primogênito

Há exatos 33 anos, à zero hora deste mesmo dia 10 de novembro, no ano da Copa de 1982 - aquela que o Brasil teve o seu melhor time depois de 1970 - pela primeira vez, experimentei a incrível sensação de ser pai. Foi uma das maiores alegrias que senti na minha já longa jornada. Assim como tudo que é novidade, no princípio fiquei meio confuso, incrédulo, inseguro. Mas, logo fui tomado por uma euforia e uma sensação de realização, quase indescritíveis. A expectativa era enorme, e a espera valeu a pena.

Minhas responsabilidades estão aumentando, foi um dos primeiros pensamentos; em compensação, o convívio, as revelações, a companhia e o que virá serão o outro lado maravilhoso desse desfecho da gravidez. E assim foi.

Ele chegou lindo, forte, pesando quase 3,7 kg, vermelho, e com a testa achatada. Hehehe... Resultado de ter ficado encaixado durante meses e acabar saindo por uma abertura feita pelo homem. Nada que não se modificasse em poucos dias e o fizesse ainda mais encantador.

Ele cresceu rápido e foi um dos maiores e mais lindos bebês que já vi, chegando a pesar cerca de 12 kg no seu primeiro ano de vida. Louro, com uma pela alva, um sorriso largo e frequente, lá foi o meu primogênito ser gente.

Aos 4 anos, na Copa de 1986, recebeu dois novos integrantes da família, que assim quase dobrava de tamanho. Imagino que tenha sido um choque e tanto, mas, ele aguentou firme, como um rapazinho, e sempre foi carinhoso com a dupla que chegou para aumentar o agito. Dali mais 8 anos, na Copa de 1994 - aquela do campeonato vencido nos pênaltis - viu chegar o quarto elemento. E depois de mais 8, mais uma vez em um ano de Copa (2002), assistiu à chegada de uma pequena sereia, já de uma outra matriz, completando o time de quatro mosqueteiros e uma donzela.

Nadador, lutador de judô e jiu-jitsu, jogador de futebol dos melhores, basquetobolista e muito inteligente, tinha jeito para a maioria dos esportes. Depois do colegial, vieram alguns anos em Seropédica, onde obteve um belo diploma, do qual muito me orgulho e a marca de mais de 1000 gols anotados nos campinhos da velha Universidade Rural.

O retorno à capital o conduziu para uma nova profissão, onde parece ter se adaptado e encontrado realização, o que me faz muito feliz.

Esses anos forjaram um homem honesto, honrado, cumpridor do seus deveres, respeitador, íntegro, desprendido, divertido e fiel aos seus compromissos e à sua palavra.

Não poderia encerrar este breve relato, que não faz jus à biografia, muito mais rica e interessante que essas palavras, sem dizer algumas coisas a este filho tão querido: 

- filho, viver não é coisa simples. Não é para amadores. Todo dia nos deparamos com surpresas, a maioria delas, não tão agradáveis. Todavia, há beleza na vida. Precisamos encontrar o equilíbrio e a serenidade. E trilhar o caminho do meio. Como dizia São Francisco: "ter força para mudar o que podemos, nos resignar com o que não podemos mudar. E ter a sabedoria para distinguir uma coisa da outra".

Filho, te amo, muito. Você foi um presente que Deus me deu. Espero que possamos estar muitas vezes juntos, e aproveitar esses momentos da melhor forma possível. Como dizia a sua bisavó, que esteve por aqui durante 97 anos, a vida passa muito rápido. Vamos aproveitar para fazer ela um pouco melhor. Um beijo.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Com corona ou sem corona, dia 15, eu vou!

Em tempos de corona virus, pode parecer estranho, mas, fica mais importante ainda comparecer à manifestação do próximo dia 15. Contra as tentativas sórdidas de congressistas de alto coturno, jornalistas militantes e parte do judiciário, de usurpar poderes, prejudicar ações, e evitar que governe conforme o mandato que lhe concederam, é preciso demonstrar de forma cristalina que o presidente está, cada vez mais, com apoio popular, e que o desejo de que prossiga com as reformas do Estado, o combate à corrupção e à esquerda tacanha, gananciosa e cretina continua firme e forte. O sistema de governo é presidencialista, e isso já foi decidido há mais de 25 anos, quando se jogou uma montanha de dinheiro fora pra oficializar o que todo mundo sabia. É, portanto, intolerável que um presidente eleito, ainda que pairem dúvidas sobre a lisura do pleito, não consiga dar um passo sem que membros vetustos e caquéticos do STF não só opinem como trabalhem contra ele. Que a imprensa a tudo critiqu

Esposa de aluguel - quem quer?

Gaby Fontenelle, assistente de palco de Rodrigo Faro, no "Melhor do Brasil". No programa, Gaby encarna a personagem "Esposa de aluguel". Grande idéia! Quem não quer uma morena espetacular com essa fazendo todas as suas vontades?

Perda irreparável

Na terça-feira passada, 17, fui surpreendido com uma das piores notícias da minha vida - um dos amigos que mais gosto, um por quem tenho enorme admiração, um irmão que a vida me deu, havia deixado este mundo. A notícia não dava margem a dúvidas. Era um cartão, um convite para o velório e cremação no dia seguinte. Não tinha opção, a não ser tentar digerir aquela trágica informação. Confesso que nunca imaginei que esta cena pudesse acontecer. Nunca me vi  nesta situação, ainda mais em se tratando do Sylvio. A chei que  ele estaria aqui pra sempre. Que todos partiriam, inclusive eu, e ele aqui ficaria até  quando ele próprio resolvesse que chegar a hora de descansar. Ele era assim,  não convencional e suspeitei que, como sempre fez, resolveria também  essa questão. Hoje em dia, com a divisão ideológica vigente e as mudanças nos códigos  de conduta, poucos diriam dele: que cara maneiro! M esmo os que se surpreendiam ou não gostavam de algumas de suas facetas, contudo, tinham essa opinião.