Pular para o conteúdo principal

O ecletismo de Pimentel

Conforme reporta Ricardo Galhardo, no site Último Segundo, o presidente do PT, Rui Falcão, ex-desafeto do (ainda) ministro do Desenvolvimento, Fernando Pimentel, declarou, nesta manhã que, "pela sua história de vida e conduta pública o ministro Fernando Pimentel está acima de qualquer suspeita".

A declaração entraria para o anedotário popular não tivesse sido proferida por quem, até há bem pouco tempo atrás, se engalfinhara com Pimentel, acusado por petistas ligados ao ministro como responsável pelo vazamento de que foram estes últimos a violar o sigilo fiscal da filha de Serra na pré-campanha presidencial.  Uma lambança que custou a ambos o afastamento do círculo íntimo de Dilma naquela época.

Pelo visto, Rui Falcão segue a cartilha lulista e é um cara pragmático. Pra ele, o caso está encerrado, "as explicações são mais que satisfatórias". É tosco e risível, e posso imaginar com que constrangimento isso foi dito.

O ex-ministro Palocci, que puxou a fila dos defenestrados, também como consultor, multiplicou seu patrimônio diversas vezes, e preferiu não dar explicações sobre os contratantes dos seus valiosos serviços. Dilma não gostou e pediu-lhe o boné. Por enquanto, Pimentel parece ter sido mais bem sucedido com a presidente, tanto é, que vai acompanhá-la em uma dessas viagens sem a menor objetividade que ela fará daqui a alguns dias.

O que chama a atenção nesse caso não são tanto as cifras, embora não sejam pequenas, mas os contratantes dos caros serviços do ex-prefeito. O que uma empresa como a QA Consulting, que comercializa produtos de Backup, Firewall, Mail Safe e soluções de HelpDesk, com tão poucos clientes de destaque - nenhum do setor público - pode ter querido de um político? Em que tipo de negócio ou projeto, estaria ela envolvida que precisou de um apoio tão específico e caro? O que dizer, então, da Construtora Convap? Será que o Pimentel é tão eclético e versado que é capaz de fazer recomendações na área de informática com a mesma desenvoltura que o faz na construção de estradas, túneis, e barragens; implantação de fábricas, urbanização ou montagem de estruturas eletromecânicas? E o que a FIEMG - Federação das Indústrias de Minas Gerais - buscou dos aparentemente vastos conhecimentos e qualificações de Fernando Pimentel?

Em um outro aspecto, é curioso observar que toda essa capacidade de realização, e de "fazer dinheiro" esteve escondida por quase toda a vida profissional do (ainda) ministro. Em mais de 35 anos de "trabalho", teria amealhado "parcos" 1,5 milhão. De repente, quando se viu ex-prefeito, despertou o seu lado "sapiente" e "consultor" e, em menos de dois anos, ganhou cerca de 2 milhões! Terá sido porque esteve tão ocupado com sua missão de homem público que não teve tempo de ganhar dinheiro?

É admirável! Quanto desprendimento! E que virada espetacular! Preciso tomar umas aulas com esse cara! Aliás, acho que ele deveria escrever um livro. Ganharia muito mais dinheiro ainda! Tenho até um título a sugerir, que lhe cairia muito bem: "Como enriquecer sendo um EPONE*".


* - Especialista em Porra Nenhuma


Mesmo com a blindagem com a qual querem envolver o ministro, ainda tem muita coisa pra ser explicada. E Pimentel vai continuar no centro do picadeiro. Acho que ele é a bola da vez.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Com corona ou sem corona, dia 15, eu vou!

Em tempos de corona virus, pode parecer estranho, mas, fica mais importante ainda comparecer à manifestação do próximo dia 15. Contra as tentativas sórdidas de congressistas de alto coturno, jornalistas militantes e parte do judiciário, de usurpar poderes, prejudicar ações, e evitar que governe conforme o mandato que lhe concederam, é preciso demonstrar de forma cristalina que o presidente está, cada vez mais, com apoio popular, e que o desejo de que prossiga com as reformas do Estado, o combate à corrupção e à esquerda tacanha, gananciosa e cretina continua firme e forte. O sistema de governo é presidencialista, e isso já foi decidido há mais de 25 anos, quando se jogou uma montanha de dinheiro fora pra oficializar o que todo mundo sabia. É, portanto, intolerável que um presidente eleito, ainda que pairem dúvidas sobre a lisura do pleito, não consiga dar um passo sem que membros vetustos e caquéticos do STF não só opinem como trabalhem contra ele. Que a imprensa a tudo critiqu

Esposa de aluguel - quem quer?

Gaby Fontenelle, assistente de palco de Rodrigo Faro, no "Melhor do Brasil". No programa, Gaby encarna a personagem "Esposa de aluguel". Grande idéia! Quem não quer uma morena espetacular com essa fazendo todas as suas vontades?

Perda irreparável

Na terça-feira passada, 17, fui surpreendido com uma das piores notícias da minha vida - um dos amigos que mais gosto, um por quem tenho enorme admiração, um irmão que a vida me deu, havia deixado este mundo. A notícia não dava margem a dúvidas. Era um cartão, um convite para o velório e cremação no dia seguinte. Não tinha opção, a não ser tentar digerir aquela trágica informação. Confesso que nunca imaginei que esta cena pudesse acontecer. Nunca me vi  nesta situação, ainda mais em se tratando do Sylvio. A chei que  ele estaria aqui pra sempre. Que todos partiriam, inclusive eu, e ele aqui ficaria até  quando ele próprio resolvesse que chegar a hora de descansar. Ele era assim,  não convencional e suspeitei que, como sempre fez, resolveria também  essa questão. Hoje em dia, com a divisão ideológica vigente e as mudanças nos códigos  de conduta, poucos diriam dele: que cara maneiro! M esmo os que se surpreendiam ou não gostavam de algumas de suas facetas, contudo, tinham essa opinião.