Pular para o conteúdo principal

Sem relatividade e sem contemplação

O terrorismo é indefensável. Como regra, é perpetrado de forma covarde, desleal, ardilosa, sorrateira, sanguinária e perversa, buscando atingir inocentes, chocar a opinião pública, intimidar os poderes constituídos, sequestrar a vontade popular, se impor pela força, pela brutalidade e pela boçalidade. Que o digam alguns próceres desta república de bananas, que foram responsáveis, no passado, por atos desta mesma estirpe, sequestrando, roubando e matando, em nome de uma causa que NUNCA foi o estabelecimento da democracia em nosso país.

O ataque à revista francesa, Charlie Hebdo, preenche todos os requisitos de crueldade, frieza e infâmia que caracterizam esta forma de ação de quem conspira nas sombras.

Tudo leva a crer que os autores do massacre ocorrido em Paris foram movidos pela vingança, pelo ódio e pelo desejo de calar os que, segundo a sua lógica, teriam ofendido o Islã e os sentimentos sagrados dos muçulmanos.

E quem é o alvo da barbárie? O que teriam feito para insultar e ultrajar islamitas a ponto de causar um reação tão despropositada, desproporcional, mortífera e violenta como a que se verificou?

Nessa história, assim como na maioria das que se desenrolam na arena das ideologias, da política e da economia, não há inocentes. As coisas são feitas com objetivos específicos, compromisso e concepções.

O pessoal do Charlie Hebdo nunca teve na discrição um de seus preceitos. Ao contrário, há anos satiriza, muitas vezes, de forma muito ácida e ofensiva, religiões, religiosos, políticos, e figuras públicas. A provocação e a afronta são uma marca do semanário. A publicação, de tendência esquerdista, que já foi alvo de um outro atentado, foi acusada de racismo por estabelecer uma ligação entre muçulmanos e terroristas mulçumanos; e perdeu uma causa, movida pelo veterano cartunista Siné, sendo obrigado e pagar 90.000 euros por anti-semitismo. Nada disso os qualifica como alvo de retaliações, mas, aos olhos de débeis mentais poderia vir a ser. Acredito que este seria um risco que eles sabiam correr.

Sob o manto da religião, a selvageria de frustrados, fanáticos, intolerantes e bárbaros, explode, de tempos em tempos, com o apoio, ou não, de grupos organizados. Frequentemente financiados e treinados por grupos terroristas como a Al-Qaeda, escondem-se na interpretação equivocada de passagens dos livros sagrados do islamismo para cometer todo tipo de aberração, a título de punição aos infiéis. Agem em nome de Alá, mas são agentes do inferno e das trevas, de uma abominável luta do atraso contra a democracia e a liberdade.

Não é preciso pedir para o Charlie Hebdo que desista do seu direito de fazer piadas ofensivas e/ou de mau gosto, com quem quer que seja. Compra e consome o jornaleco quem vê nele a graça que eu não vejo. E, nem por isso tenho vontade de exterminá-los.

O mundo está precisando de tolerância, respeito às idéias dos outros e democracia. Quem tem de ser contidos são esses jihadistas obtusos e nefastos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Com corona ou sem corona, dia 15, eu vou!

Em tempos de corona virus, pode parecer estranho, mas, fica mais importante ainda comparecer à manifestação do próximo dia 15. Contra as tentativas sórdidas de congressistas de alto coturno, jornalistas militantes e parte do judiciário, de usurpar poderes, prejudicar ações, e evitar que governe conforme o mandato que lhe concederam, é preciso demonstrar de forma cristalina que o presidente está, cada vez mais, com apoio popular, e que o desejo de que prossiga com as reformas do Estado, o combate à corrupção e à esquerda tacanha, gananciosa e cretina continua firme e forte. O sistema de governo é presidencialista, e isso já foi decidido há mais de 25 anos, quando se jogou uma montanha de dinheiro fora pra oficializar o que todo mundo sabia. É, portanto, intolerável que um presidente eleito, ainda que pairem dúvidas sobre a lisura do pleito, não consiga dar um passo sem que membros vetustos e caquéticos do STF não só opinem como trabalhem contra ele. Que a imprensa a tudo critiqu

Esposa de aluguel - quem quer?

Gaby Fontenelle, assistente de palco de Rodrigo Faro, no "Melhor do Brasil". No programa, Gaby encarna a personagem "Esposa de aluguel". Grande idéia! Quem não quer uma morena espetacular com essa fazendo todas as suas vontades?

Perda irreparável

Na terça-feira passada, 17, fui surpreendido com uma das piores notícias da minha vida - um dos amigos que mais gosto, um por quem tenho enorme admiração, um irmão que a vida me deu, havia deixado este mundo. A notícia não dava margem a dúvidas. Era um cartão, um convite para o velório e cremação no dia seguinte. Não tinha opção, a não ser tentar digerir aquela trágica informação. Confesso que nunca imaginei que esta cena pudesse acontecer. Nunca me vi  nesta situação, ainda mais em se tratando do Sylvio. A chei que  ele estaria aqui pra sempre. Que todos partiriam, inclusive eu, e ele aqui ficaria até  quando ele próprio resolvesse que chegar a hora de descansar. Ele era assim,  não convencional e suspeitei que, como sempre fez, resolveria também  essa questão. Hoje em dia, com a divisão ideológica vigente e as mudanças nos códigos  de conduta, poucos diriam dele: que cara maneiro! M esmo os que se surpreendiam ou não gostavam de algumas de suas facetas, contudo, tinham essa opinião.