Pular para o conteúdo principal

A sinuca do PT (e do país)

Quem me conhece sabe que venho falando que estamos muito mais próximos de uma ruptura, do que a maioria imagina. O excelente artigo do jornalista Ruy Fabiano (abaixo), publicado no blog do Noblat, apenas vem a confirmar as análises que tenho feito. O PT não vai entregar o poder, simplesmente, porque há, em toda a administração pública, muito mais roubalheira, aparelhamento, putaria, desmandos e desonestidade, do que sequer sonha a alma mais ingênua deste país. Eles vão tentar fraudar as eleições, e se o Aécio vencer, como vencerá, ou vão tentar melar o resultado, ou atear fogo no país. Embora ainda tenhamos um arremedo de democracia, vai ser a hora das instituições falarem mais alto, e essa gente ser varrida pro lixo, de onde nunca deveriam ter saído, pelos métodos que forem necessários. Preparem-se. Eu já estou fazendo alguns estoques.

A sinuca do PT (e do país)
Ruy Fabiano

A mais recente pesquisa eleitoral, do Datafolha, confirma as projeções indicadas pelas anteriores: a perda de consistência da candidatura de Dilma Roussef, do PT. Ela continua em queda.

Embora ainda lidere (36% contra 20% de Aécio Neves, do PSDB) no primeiro turno – onde já exibiu folga bem maior (em fevereiro tinha 54% contra 27%) -, empata no segundo turno.

Até mesmo em relação a Eduardo Campos, do PSB, que comparece com apenas 8% das intenções de votos no primeiro turno, o quadro muda radicalmente num hipotético segundo turno.

Campos salta de 8% para 38%, o que indica que, seja quem for o oponente de Dilma, e sejam quais forem os conchavos, o eleitor dos demais candidatos continuará perfilado na oposição. A polarização é evidente, ainda que (o que parece improvável) mais candidatos venham a chamar a atenção do público.

É a Era PT que está sub judice. Não é casual que Lula, o grande promotor da Copa do Mundo, não tenha arriscado o pescoço nos estádios. Não compareceu a nenhum jogo, seguramente aconselhado a não testar seu patrimônio de popularidade, que, como é visível, já não é o que foi. Quanto a isso, basta uma rápida varredura nas redes sociais da internet.

A partir daí, o que se coloca é simples: o que fará o partido para sair dessa sinuca eleitoral? Lula já declarou que a eleição será uma guerra. E João Pedro Stédile, líder do MST, que funciona como sublegenda do PT, acrescenta que, na eventualidade de derrota, a guerra não se restringirá à campanha. Irá sucedê-la. Isso dito por alguém que comanda uma milícia armada, que já exibiu como age, é preocupante.

Palavras suas: “Só espero que não ganhe o Aécio, porque aí seria uma guerra.” Se vencer Eduardo Campos, tudo bem: “A candidatura Dilma e a candidatura Eduardo e Marina são candidaturas alternativas de um mesmo projeto”.

Ocorre que Campos e Marina não dão sinais de crescimento e, num segundo turno, podem até apoiar Dilma, mas seus eleitores, como mostram as pesquisas, o veem como oposição.

O que se pergunta é o que o PT fará, já que não admite a hipótese pura e simples de entregar o poder, caso seja derrotado. Uma hipótese é substituir a candidata, se falharem as tentativas de que alce voo. Nesse caso, há apenas Lula como alternativa, podendo encontrar as mesmas condições de decolagem de sua preposta. Outra hipótese seria melar as eleições. Mas como?

Aí entra a palavra “guerra” usada num sentido metafórico por Lula e nem tanto por Stédile. Como seria? Não há dúvida de que há uma ameaça no ar que tensiona o processo eleitoral. Significa, no mínimo, que o partido irá bater não apenas da cintura para cima, mas também – e sobretudo – para baixo.

Aguardam-se dossiês difamatórios e embates, digamos, mais truculentos, cuja eficácia eleitoral está por ser demonstrada. Não há dúvida de que dias agitados aguardam a frágil democracia brasileira, que passa por seu principal teste, desde que foi restabelecida, sem violência, há trinta anos.



Ruy Fabiano é jornalista

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Com corona ou sem corona, dia 15, eu vou!

Em tempos de corona virus, pode parecer estranho, mas, fica mais importante ainda comparecer à manifestação do próximo dia 15. Contra as tentativas sórdidas de congressistas de alto coturno, jornalistas militantes e parte do judiciário, de usurpar poderes, prejudicar ações, e evitar que governe conforme o mandato que lhe concederam, é preciso demonstrar de forma cristalina que o presidente está, cada vez mais, com apoio popular, e que o desejo de que prossiga com as reformas do Estado, o combate à corrupção e à esquerda tacanha, gananciosa e cretina continua firme e forte. O sistema de governo é presidencialista, e isso já foi decidido há mais de 25 anos, quando se jogou uma montanha de dinheiro fora pra oficializar o que todo mundo sabia. É, portanto, intolerável que um presidente eleito, ainda que pairem dúvidas sobre a lisura do pleito, não consiga dar um passo sem que membros vetustos e caquéticos do STF não só opinem como trabalhem contra ele. Que a imprensa a tudo critiqu

Esposa de aluguel - quem quer?

Gaby Fontenelle, assistente de palco de Rodrigo Faro, no "Melhor do Brasil". No programa, Gaby encarna a personagem "Esposa de aluguel". Grande idéia! Quem não quer uma morena espetacular com essa fazendo todas as suas vontades?

Perda irreparável

Na terça-feira passada, 17, fui surpreendido com uma das piores notícias da minha vida - um dos amigos que mais gosto, um por quem tenho enorme admiração, um irmão que a vida me deu, havia deixado este mundo. A notícia não dava margem a dúvidas. Era um cartão, um convite para o velório e cremação no dia seguinte. Não tinha opção, a não ser tentar digerir aquela trágica informação. Confesso que nunca imaginei que esta cena pudesse acontecer. Nunca me vi  nesta situação, ainda mais em se tratando do Sylvio. A chei que  ele estaria aqui pra sempre. Que todos partiriam, inclusive eu, e ele aqui ficaria até  quando ele próprio resolvesse que chegar a hora de descansar. Ele era assim,  não convencional e suspeitei que, como sempre fez, resolveria também  essa questão. Hoje em dia, com a divisão ideológica vigente e as mudanças nos códigos  de conduta, poucos diriam dele: que cara maneiro! M esmo os que se surpreendiam ou não gostavam de algumas de suas facetas, contudo, tinham essa opinião.